Dia Nacional da Agricultura celebrou-se no Complexo do Furadouro

Acontece a 18 de Novembro de cada ano

148

O Dia Nacional da Agricultura na Escola celebra-se a 18 de Novembro, onde estabelecimentos de ensino e estudantes de todo o País realizam ações que colocam a importância estratégica da agricultura em destaque. Em Óbidos, a iniciativa decorreu no Complexo Escolar do Furadouro, Amoreira. Este ano, o foco estará no tema “Evolução Tecnológica da Agricultura”.

Estiveram presentes na cerimónia vários representantes, nomeadamente, do Programa Redescobrir Portugal; CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal; Fórum Estudante; Ana Sofia Godinho, chefe de divisão da Educação do Município de Óbidos; José Fernando da S. Sousa Santos, diretor do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos; Domingos dos Santos, presidente da ANP- Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha e vice-presidente da CAP; e da Coordenadora do projeto Agroescolas, Ana Luísa B. M. B. da Silva.

Houve uma entrega de placa para afixar no Complexo do Furadouro, certificado e logotipo para utilizar nos meios digitais e entrega de diplomas a membros do Núcleo Agroescolas.

O complexo escolar do Furadouro tem desenvolvido um trabalho estratégico na dinamização da horta escolar, num trabalho transversal com diferentes turmas e envolvendo professores, auxiliares, animadores, juntas de freguesia, câmara municipal e outros parceiros locais que dão apoio mais específico na dinamização do projeto.

Agroescola é um programa de incentivo junto das escolas para o desenvolvimento de boas práticas e atividades anuais ligadas à agricultura e mundo rural com o objetivo de aumentar a literacia agronómica junto dos jovens. Premiar as escolas que já possuem projetos anuais com a distinção de Agroescola e apoiar todas as interessadas a cumprir os requisitos necessários. Conjunto de vantagens para Agroescolas: acompanhamento especializado, materiais, formações, entre outros.

Press Release (pdf)