Desporto, Saúde e Bem-Estar para um Natal + Ativo em Óbidos

Durante o mês de Dezembro

567

Durante o mês de Dezembro, Óbidos vai ter um Natal + Ativo em segurança. “Procurando dar uma resposta, em termos de Desporto, Saúde e Bem-Estar, e considerando a situação epidemiológica que vivemos, não esquecemos a época Natalícia, onde o Óbidos+Activo apresenta um programa de Natal diversificado”, refere Margarida Reis, vereadora dos pelouros do Desporto e Saúde e Bem-Estar.

A pensar em toda a comunidade, “o programa engloba um conjunto de atividades divididas por três perspetivas: a online, onde as atividades propostas procuram dar oportunidade a populações específicas de se manterem ativas e desafiam a população em geral a participar nas comemorações Natalícias; a presencial, com um conjunto de atividades no âmbito do desporto realizadas em diferentes locais do nosso concelho; a online/presencial onde as atividades realizadas são divulgadas nas redes sociais do Município”.

As aulas online para os seniores do concelho de Óbidos vão continuar todas as sextas-feiras, com a professora Rita Rodrigues. Ainda na vertente online, vai realizar-se um concurso de vídeos de Natal, “Toka a Dançar”, que culminará com a divulgação dos melhores vídeos.

Uma aula de kempo adaptado para os alunos da Unidade de Multideficiência do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, a possibilidade de experimentação de uma nova modalidade no concelho, o ténis de mesa, o Zumba de Natal, na Praça de Santa Maria, e o Aqua Natal, nas Piscinas Municipais, são atividades integradas na vertente presencial e que serão realizadas com todas as condições de segurança de acordo com o plano de contingência apresentado e aprovado.

A vertente online/presencial engloba quatro grandes atividades: “Delícias de Natal”, “Um olhar sobre Óbidos”, “Pai Natal na Lagoa” e “Dança+Natal”.

A primeira, visa promover as tradições gastronómicas de Natal de cada freguesia. Será criada uma Rota dos Sabores concelhia, com várias entidades participantes e serão confecionadas e filmadas, receitas de munícipes das diferentes freguesias, que posteriormente serão divulgadas.

Através de “Um olhar sobre Óbidos”, convidam-se todos os interessados a percorrer os percursos (PRS) da Rede Municipal de Percursos e tirar fotos da sua atividade para posterior partilha nas páginas/redes sociais do Município e do Óbidos Vila Natal. Para tal, foram colocadas cenografias e sinalética alusivas ao Natal em pontos com vista privilegiada sobre a Vila/Castelo, nomeadamente junto ao Convento de S. Miguel – Gaeiras (PR3) e no Parque da Vila (PR1/1.1).

O Stand-Up Paddleboarding, dinamizado pela ASUP na Lagoa de Óbidos, levará o Pai Natal até à Lagoa, proporcionando uma atividade cheia de espírito natalício e que terá «honras de filme» pela equipa de comunicação do Município de Óbidos.

Óbidos Dance, pelo professor Daniel Silva, um projeto de danças sociais iniciado em Setembro e que está a ter um enorme sucesso, associa-se à programação de Natal, com uma aula na Praça de Santa Maria, divulgada nas redes sociais do Município.

“É urgente o Natal.
Em segurança, em casa, em Óbidos”.

Cartaz Kempo Adaptado
Cartaz Pai Natal na Lagoa
Cartaz Toka a Dançar
Cartaz Aqua
Cartaz Zumba
Cartaz Dança+
Cartaz Delícias de Natal
Cartaz Um Olhar Sobre Óbidos
Cartaz Ténis de Mesa
Cartaz Geral
Press Release (pdf)