Cancelados os tradicionais festejos de Santo Antão em Óbidos

Devido à situação pandémica

443

As Paróquias de Santa Maria e São Pedro de Óbidos, devido à situação pandémica que estamos a passar, cancelou os habituais festejos de 2021 do Santo Antão, que se celebram todos os anos, a 17 de Janeiro, no concelho de Óbidos.

Recorde-se que a festa mistura a componente religiosa com uma outra profana, juntando muitas centenas de pessoas, todos os anos, que comem, bebem e se divertem à volta de diversas fogueiras espalhadas pelo recinto (ermida de Santo Antão). Trata-se de uma romaria à Capela de Santo Antão, o santo que protege os animais, no cimo de um cabeço com o mesmo nome, com cerca de 80 metros de altura.

Em comunicado, as respectivas paróquias pedem que “todos se abstenham de promover qualquer tipo de confraternização que ponha em causa a saúde publica e as medidas de prevenção da pandemia”.

“Contudo, não queremos deixar de assinalar este dia. Assim sendo, será colocada uma imagem de Stº Antão na Igreja de São Pedro, na vila de Óbidos, para que se possam cumprir promessas e gestos de devoção (com as devidas precauções)”. “Ao mesmo tempo, serão disponibilizadas as tradicionais “fitas” de Stº Antão, benzidas, devidamente acondicionadas, para que possam ser levadas para casa”, menciona o mesmo comunicado.

Entretanto, o Pároco de Óbidos, Ricardo Figueiredo, conta que lhe é “muito difícil tomar esta decisão” pois sabe que está “a cancelar uma das romarias mais marcantes não só do nosso concelho, como de toda a região Oeste”. “Mas a responsabilidade pela saúde pública implica que sejam tomadas medidas difíceis. Assim, peço a compreensão por parte de todos e o cumprimento de todas as medidas para prevenção da pandemia. Ultrapassar esta crise depende de todos”, refere o Pe. Ricardo Figueiredo.

Comunicado