Óbidos é concelho com risco muito elevado

COMUNICADO – Covid-19

769

Os últimos números de casos activos de Covid-19 colocaram o concelho de Óbidos no nível “Muito Elevado”, cujo patamar inferior é de 480 casos activos por cada 100 mil habitantes. Este é um nível que, naturalmente, não quisemos, todos, atingir, mas é um nível que, todos, vamos contribuir para descer. Essa descida só depende do comportamento dos cidadãos. Cabe a cada um de nós, individualmente e em responsabilidade, tomar as medidas necessárias para que o vírus não continue a infectar outras pessoas, principalmente cidadãos que façam parte dos grupos de risco.

A Câmara Municipal de Óbidos, com as directrizes da Presidência da República, do Governo, da Direcção-Geral de Saúde e da Comunidade Intermunicipal do Oeste, e com medidas próprias de apoio a famílias e empresas do concelho, tem feito tudo o que está ao seu alcance para minorar os efeitos negativos desta pandemia.

Sabemos a importância do Turismo no todo do concelho. Sabemos a importância da Agricultura. Sabemos a importância dos Serviços. Mas sabemos que sem Saúde, tudo o resto não existirá. Por essa razão, e porque os números nos obrigam, apelo ao cuidado extremo de todos, ao cumprimento das medidas imediatas emanadas pelo último Conselho de Ministros e às medidas gerais, e sobejamente conhecidas, emitidas pela Direcção-Geral de Saúde. Mas apelo, sobretudo, à responsabilidade de cada um, para que todos possamos sair o mais rapidamente possível desta situação.

A vacina já está aí, mas ainda vai demorar tempo até que haja um número suficientemente grande de pessoas imunizadas para que atinjamos a tão ambicionada imunidade de grupo. Até que isso aconteça, só nos cabe a nós, a cada um de nós, travar o vírus.

Em meu nome e em nome do executivo municipal, apresentamos os nossos sentimentos às famílias das 5 pessoas do nosso concelho que, infelizmente, pereceram vítimas deste vírus, manifestando a nossa total solidariedade nestes momentos difíceis.

Muito obrigado por tudo o que têm feito até agora. Tenho a certeza que falta pouco para conseguirmos ultrapassar este obstáculo mundial. Mas até lá, todo o cuidado é pouco e a responsabilidade terá de ser muita.

Conto consigo. Ajude-nos. Ajude-se.

Humberto Marques
Presidente da Câmara Municipal de Óbidos

Comunicado (pdf)
Medidas para os concelhos de risco muito e extremamente elevado