Sessão Solene homenageia delegada de Saúde pela sua luta contra a pandemia

Feriado Municipal de Óbidos 2021 – 11 de Janeiro

612

O Concelho de Óbidos vai celebrar o seu Feriado Municipal no próximo dia 11 de Janeiro, segunda-feira. A Sessão Solene, o ponto alto das celebrações, acontece pelas 15h00, online, através da conta de Facebook do Município de Óbidos, com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques.

Nesta sessão será ainda atribuída a Medalha de Mérito Municipal a Fátima Pais, médica e delegada de Saúde de Óbidos, pelo seu trabalho, no concelho, durante a pandemia de Covid-19.

Recorde-se que o Feriado Municipal a 11 de Janeiro comemora a Tomada de Óbidos aos Mouros, nesse dia, pelas hostes de D. Afonso Henriques, em 1148, sendo este o primeiro feriado municipal do ano a ser celebrado no calendário nacional.

Currículo Fátima Pais
· Médica de Saúde Pública com funções de Delegada de Saúde/Autoridade de Saúde do concelho de Óbidos desde 1993 e da USP Zé Povinho Unidade de Saúde Pública do ACES Oeste Norte.
· Coordenadora da Comissão de Controlo da Infeção, atualmente Programa de Prevenção e Controlo da Infeção e da Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) do ACES Oeste Norte desde 2010.
· Vogal das juntas médicas de avaliação de incapacidade, na Sub-Região de Saúde de Leiria, e atualmente das Juntas Médicas do ACES Serra d’Aire e do ACeS Oeste Norte.
· Orientadora de Internato Médico de Saúde Pública, atualmente com duas médicas internas em formação.
· Representante da ARSLVT na Comissão Técnica 205 (CT205); esta Comissão funciona no âmbito do Instituto Português da Qualidade e em articulação com o Instituto Nacional de Reabilitação integra uma comissão europeia que define princípios e conceitos relativos aos cães de assistência, para elaboração de norma respetiva.
· Elemento dos Núcleos de Apoio às Crianças e Jovens em Risco (NACJR) e Núcleos de prevenção da violência do ACeS Oeste Norte.
· Elemento da Comissão Municipal de Proteção Civil do Concelho de Óbidos e da subcomissão técnica Briefing dos Bombeiros Voluntários de Óbidos com reunião mensal, desde 2013.
· Gestora do programa de Saúde Mental da Unidade de Saúde Pública, com particular enfoque na promoção da Saúde Mental e prevenção do suicídio Desenvolvimento neste contexto, dos projetos Familiarmente Um Amigo Especial (aplicação do cão na promoção da Saúde mental, física e social) e Familiarmente Os Silva (as relações familiares e sociais na nossa saúde mental); ambos os projetos foram candidatos e vencedores a Apoio da Missão Continente, respetivamente em 2015 e 2016.

Press Release (pdf)