INE está a recrutar para o Censos 2021

Candidaturas estão abertas até 15 de Fevereiro

393

Apesar da crise epidémica que atravessa o País, o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai realizar, em Abril de 2021, o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – CENSOS 2021, a maior operação estatística nacional, realizada pelo INE.

Os Censos vão “contar” todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação. A recolha de dados será feita preferencialmente através do autopreenchimento de questionários pela Internet.

As candidaturas são obrigatoriamente formalizadas, até ao dia 15 de Fevereiro, através do preenchimento online do formulário disponível em recrutamento.ine.pt. O contrato tem a duração de cerca de 2 meses (entre Abril e Junho de 2021).

A dimensão desta operação estatística implica o recrutamento de cerca de 11000 recenseadores dispersos por todo o País, em regime de contrato de prestação de serviços, que serão, resumidamente, responsáveis por distribuir cartas com códigos para acesso a resposta por internet, assegurar a totalidade das respostas, prestar todos os esclarecimentos necessários às famílias sobre a resposta aos CENSOS, recolher/confirmar a informação de edifício, recolher e registar as respostas em alojamentos que não respondem pela internet e proceder à validação da informação recolhida, de acordo com as orientações recebidas.

Perfil dos candidatos: habilitações académicas ao nível do 12º ano (preferencialmente), competências ao nível da microinformática e da utilização de TIC, conhecer bem a zona geográfica para a qual se candidata, disponibilidade aos fins de semana e durante a semana a tempo parcial, entre outros.

Requisitos: estar coletado/a nas Finanças como trabalhador/a independente ou a possibilidade de recorrer ao Ato Isolado, estar inscrita/o na Segurança Social como Trabalhador/a Independente ou estar Isento/a e não possuir dívidas às Finanças e à Segurança Social.

Recrutamento (pdf)