Inscrições abertas para alunos do secundário nos Clubes Europeus

Tema passa pelo transporte ferroviário como mobilidade sustentável

79

Estão abertas, até 23 de Fevereiro, as inscrições nos Clubes Europeus para alunos do 9º Ano e ensino secundário. Para além de outros trabalhos que vão ser realizados, este ano o tema selecionado para os projetos a concurso no ano letivo 2020/21 é “Pacto Ecológico Europeu – O Transporte Ferroviário promove a mobilidade sustentável”. O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos pertence à Rede Nacional de Clubes Europeus (RNCE).

Os Clubes Europeus são uma iniciativa lançada em 1986, decorrente da experiência de pertença de Portugal ao Conselho da Europa, bem como da adesão à Comunidade Europeia. Esta iniciativa alcançou uma projeção significativa no continente europeu, tendo Portugal desempenhado a função de Coordenação da Rede Internacional de Clubes Europeus até 2007.

Atualmente, a RNCE conta com Clubes em Agrupamentos/Escolas a nível nacional e internacional (Continente, Açores, Madeira, Angola e São Tomé), públicas e privadas. Os Clubes Europeus (CE) são criados em estabelecimentos de educação pré-escolar, do ensino básico, secundário e profissional, adaptados ao contexto do Agrupamento/Escola e da comunidade onde se inserem.

Sendo a escola um importante veículo para a aprendizagem e o exercício da cidadania, os CE contribuem para a formação e envolvimento dos alunos no projeto de construção europeia, incrementando a sua participação, reforçando a proteção dos seus direitos e deveres, fortalecendo assim a identidade e os valores de cidadania europeus.

A Coordenação da Rede Nacional de Clubes Europeus é da responsabilidade do Ministério da Educação, tendo sido transferida em abril de 2010 do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) para a DGIDC, atual Direção-Geral da Educação (DGE).

Para sugestões e esclarecimento de dúvidas, contactar o email: clubeseuropeus@dge.mec.pt

Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos:
Telefone: 262 955 330
Email: executivo@escolasobidos.net