Estão abertas, até 23 de Fevereiro, as inscrições nos Clubes Europeus para alunos do 9º Ano e ensino secundário. Para além de outros trabalhos que vão ser realizados, este ano o tema selecionado para os projetos a concurso no ano letivo 2020/21 é “Pacto Ecológico Europeu – O Transporte Ferroviário promove a mobilidade sustentável”. O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos pertence à Rede Nacional de Clubes Europeus (RNCE).
Os Clubes Europeus são uma iniciativa lançada em 1986, decorrente da experiência de pertença de Portugal ao Conselho da Europa, bem como da adesão à Comunidade Europeia. Esta iniciativa alcançou uma projeção significativa no continente europeu, tendo Portugal desempenhado a função de Coordenação da Rede Internacional de Clubes Europeus até 2007.
Atualmente, a RNCE conta com Clubes em Agrupamentos/Escolas a nível nacional e internacional (Continente, Açores, Madeira, Angola e São Tomé), públicas e privadas. Os Clubes Europeus (CE) são criados em estabelecimentos de educação pré-escolar, do ensino básico, secundário e profissional, adaptados ao contexto do Agrupamento/Escola e da comunidade onde se inserem.
Sendo a escola um importante veículo para a aprendizagem e o exercício da cidadania, os CE contribuem para a formação e envolvimento dos alunos no projeto de construção europeia, incrementando a sua participação, reforçando a proteção dos seus direitos e deveres, fortalecendo assim a identidade e os valores de cidadania europeus.
A Coordenação da Rede Nacional de Clubes Europeus é da responsabilidade do Ministério da Educação, tendo sido transferida em abril de 2010 do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) para a DGIDC, atual Direção-Geral da Educação (DGE).
Para sugestões e esclarecimento de dúvidas, contactar o email: clubeseuropeus@dge.mec.pt
Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos:
Telefone: 262 955 330
Email: executivo@escolasobidos.net