Associação CriAção estimula atividade cívica e de cidadania

Nova associação do Concelho de Óbidos

166

Uma nova associação do Concelho de Óbidos, “A Associação CriAção”, nasce da vontade de um grupo de jovens residentes no concelho de Óbidos, onde o seu foco principal está diretamente relacionado com o estímulo da atividade cívica e de cidadania, investindo assim parte do seu tempo no desenvolvimento atual e futuro do concelho.

Os elementos integrantes desta associação entendem ser uma excelente oportunidade criar laços de união, dinamizando, assim, de forma ativa, os grupos de jovens no que diz respeito aos impactos positivos na comunidade, potenciando o desenvolvimento de novas competências e, consequentemente, influenciando positivamente o crescimento individual e/ou coletivo.

Esta associação intervém na plenitude na zona geográfica do Concelho de Óbidos. No entanto, por existir ainda uma enorme margem para melhoria, foi definido como prioritário atuar de forma mais incisiva em algumas freguesias como Amoreira, Olho Marinho e Vau. Salientam, por isso, que estão ativamente a criar dinâmicas de atuação abrangentes não só a estas, assim como a todas as restantes freguesias.

As temáticas de intervenção desta associação são multissectoriais, entendendo que algumas carecem de intervenção imediata, tais como o Voluntariado, Empreendedorismo, Meio Ambiente, Desporto, Cultura, Saúde, Sexualidade e Cidadania.

O associativismo jovem assume particular relevância. Por isso, mais do que reunir simplesmente um grupo de jovens, a Associação CriAcão está fortemente empenhada em iniciar um projeto altamente desafiante, o qual, acreditam, irá melhorar significativamente a temática da juventude no concelho de Óbidos.