“Abrigos com História “ dá continuidade ao projeto “Memórias Fotográficas do Vau”

Na Freguesia do Vau

196

A Junta do Vau está a decorar os abrigos de passageiros com fotografias antigas da Freguesia. Uma iniciativa que tem como objetivo dar continuidade ao projeto “Memórias Fotográficas do Vau”, que conta com um acervo fotográfico muito significativo da história da Freguesia por volta do século XX. Fotografias de lugares, pessoas e tradições que permitem dar a conhecer às gerações mais novas aquilo que foi o Vau no tempo dos seus avós.

O presidente da Junta de Freguesia, Frederico Lopes, pretende que “esta forma de caracterizar um simples ‘abrigo de passageiros’, torne este pequeno local, ainda que de passagem, repleto de arte, história e nostalgia, transportando as pessoas ao seu passado e às suas origens”, afirma em comunicado.

“De referir que algumas pessoas que estão nas fotografias, ainda se encontram vivas”, refere a Junta de Freguesia no mesmo documento, acrescentando que esses habitantes “devem, por isso, sentir um orgulho enorme em poder mostrar aos seus netos aquilo que viveram naquele tempo.”

Este projeto conta com a colaboração de um grupo de três pessoas “Amigos do Vau” na preparação e recolha das fotografias, que amavelmente foram “emprestadas” por várias pessoas da freguesia.

“De destacar que algumas destas fotografias estiveram presentes no Museu da Imagem em Movimento, Leiria, numa exposição que integrou a Rede de Cultura 2027”, informa ainda a Junta de Freguesia do Vau.