Candidaturas à Bandeira Verde ECOXXI 2021 para municípios sustentáveis

Escolas de Óbidos já foram premiadas no âmbito da Educação Ambiental

109
Foto: Arquivo MO

As candidaturas à Bandeira Verde ECOXXI 2021 para municípios vão abrir no dia 12 de Março e decorrerão até 30 de Maio.

Trata-se de um Programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), desde 2005. É dirigido, principalmente, aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local.

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, o ECOXXI pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, politicas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

Recorde-se que, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, a ABAE reconheceu por várias vezes os quatro estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos com a Bandeira Verde, ou seja, todos os estabelecimentos escolares de ensino básico e secundário do concelho de Óbidos.

Como é habitual, no dia da abertura de candidaturas, decorrerá a formação nacional que pretende informar sobre os principais objetivos e metodologia do Programa ECOXXI. A sessão decorrerá no dia 12 de Março, pelas 10h00, na Plataforma Zoom. Após inscrição, os participantes receberão o link da sessão.

Inscrição na formação (até 9 de Março) através deste link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfDXuvC3mBqCF1r6-dQZGHw9BZTfQQz_RNPqVv5oC5QGgm5_g/viewform