EUCF European City Facility aprova primeiro projeto em Portugal

Financiamento de projetos em eficiência energética e energias renováveis

689

Promovida em Portugal pela OesteSustentável – Agência Regional de Energia do Oeste e RNAE – Rede Nacional de Agências de Energia e Ambiente, a iniciativa European City Facility (EUCF) teve o primeiro período de candidaturas, tendo sido o Município de Cascais uma das candidaturas selecionadas para o programa, entre centenas de candidaturas de cidades da União Europeia. Neste sentido, a candidatura irá receber um financiamento de 60 mil euros para desenvolver um conceito de investimento para um programa inovador de comunidades de energia para todo o Concelho de Cascais.

Em Portugal, a OesteSustentável, liderada por Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, foi a entidade convidada pelo consórcio coordenador da iniciativa, para representar a iniciativa enquanto ‘Country Expert’, promovendo, prestando apoio e esclarecimentos técnicos a nível nacional, considerando a sua vasta experiência em processos de investimentos em sustentabilidade energética, interagindo com a RNAE, selecionada para representar a rede nacional (National Network).

O consórcio da EUCF é constituído pela FEDARENE – Federação Europeia de Agências e Regiões para a Energia e o Ambiente, a Energy Cities, a Climate Alliance, a Adelphi e a Enviros.

A EUCF trata-se de uma iniciativa financiada pela União Europeia, através do programa Horizonte 2020, e que consiste num instrumento ágil e simplificado de apoio à consultoria técnica, jurídica e financeira que está disponível para cerca de 200 Municípios europeus até 2022. Dentro desta iniciativa, o “Conceito de Investimento” representa um primeiro passo para o financiamento de projetos em eficiência energética e energias renováveis, através de um apoio financeiro, no valor de 60 mil euros, para suportar os custos associados à consultoria a desenvolver.

A segunda call da EUCF abrirá em final de Março de 2021 e irá financiar a nível europeu 66 projetos, mais 33 projetos que a primeira call. Para a região do sul da Europa serão 18 os projetos a apoiar.

A Oeste Sustentável irá continuar a trabalhar para mobilizar mais candidaturas de Municípios portugueses, organizando brevemente um webinar de esclarecimento sobre a abertura da segunda fase de candidaturas.

Recorde-se que a OesteSustentável, Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, que tem como missão a promoção de acções integradas que contribuam para uma maior eficiência energética, para um uso racional da energia, bem como o aproveitamento e promoção da utilização de recursos renováveis, de forma a contribuir para a Sustentabilidade da Região Oeste num âmbito local, assim como para um Desenvolvimento Sustentável num âmbito global.

Press Release (pdf)