Ninhos, Primavera e Poesia são o mote para um novo roteiro em Óbidos

Projecto Segredos d'Óbidos

688

O projecto “Segredos de Óbidos”, que junta um conjunto de empresários da vila, tem mais um segredo em andamento. Para celebrar a Primavera, que se aproxima a passos largos, no próximo dia 20 de Março, vão ser colocados 100 ninhos para pássaros em toda a zona da vila de Óbidos. São 100 ninhos que correspondem, cada um, a uma empresa do concelho e que, servirão, num futuro próximo, para a realização de um roteiro.

“Em Óbidos já se vê bem o desabrochar da Primavera e são várias as espécies de aves que aqui nidificam”, dizem os empresários em comunicado, sublinhando que, “na realidade, podemos encontrar ninhos no solo, no topo das árvores e arvoredos, ou até mesmo dentro de água”. “Os Ninhos são verdadeiras obras de arte e engenharia, outros são toscos e despreocupados”, dizem, apelando já à sua descoberta, assim que os roteiros (um para adultos e outro para crianças) estiverem disponíveis para serem visitados.

Este novo projecto, segundo os Segredos d’Óbidos, pretende promover “o consumo sustentável, o artesanato, os livros, a gastronomia, os vinhos e os museus e galerias no centro histórico”, salientando que se trata de “um projecto eco colaborativo, que tem como a palavra de ordem a sustentabilidade”.

A esta celebração da Primavera, junta-se também, no dia 21 de Março, a da Poesia. Nesse dia é celebrado o Dia Mundial da Poesia e o grupo vai juntar poemas a cada um dos ninhos a colocar na zona de Óbidos.

Recorde-se que os Segredos d’Óbidos pretendem oferecer ao visitante experiências únicas. São projectos dinamizados e geridos pelo sector empresarial local e que pretendem mostrar o melhor de Óbidos, nas mais variadas vertentes. As actividades poderão acontecer em pátios, miradouros, torres, recantos ou mesmo em terraços de casas particulares.