Exposição Ervas Espontâneas da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa

Parceria com o programa Eco-Freguesias XXI e Quercos

545

No âmbito do programa Eco-Freguesias XXI, a Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, do concelho de Óbidos, tem promovido o abandono do uso de herbicidas, dado o impacto negativo que estas substâncias têm para a saúde e para o ambiente.

Esta é uma medida também apoiada e defendida pela associação Quercus, que tem levado a cabo algumas iniciativas com o intuito de mudar mentalidades da população face às ervas espontâneas nos espaços urbanos.

Com o intuito de sensibilizar para esta causa, a Quercus lançou uma exposição que resulta de um movimento dos Urban Sketchers Portugal (USkP), uma associação que promove o desenho em cadernos ou diários gráficos.

A esta associação, foi lançado o desafio de desenhar as ervas espontâneas em ambiente urbano. Através da arte e da criatividade dos participantes, foi possível levar a cabo uma campanha de aceitação destas plantas especificas em algumas áreas desta Junta de Freguesia do concelho de Óbidos.

“Está nas nossas mãos mudar velhos hábitos, adotando medidas que apoiam a beleza e a qualidade do nosso meio natural”, adianta o executivo da junta.

Foi criado um vídeo sobre esta iniciativa, que pode ser visto em baixo.