Inauguradas placas informativas que explicam a importância de peixes únicos na região

Projecto Peixes Nativos no concelho de Óbidos

1367

Foram inaugurados ontem, 22 de Março, Dia Mundial da Água, os painéis informativos relativos ao projecto “Peixes Nativos”, que marcam o início do programa “Preservação e Valorização dos Ecossistemas Aquáticos de Óbidos”, numa parceria com o ISPA e a Águas do Tejo Atlântico. A cerimónia simbólica decorreu junto a um dos painéis informativos, na confluência dos rios Arnóia e Real, no Arelho. Nesta cerimónia foram ainda plantadas duas árvores junto destes cursos de água.

Margarida Reis, vereadora com o Pelouro da Saúde e Bem-Estar, afirmou que “há muito trabalho em conjunto, nestas áreas, para ser feito”. A autarca explicou que a inauguração destas placas, com informações sobre os peixes nativos dos rios do concelho, “serviu para lançar este projecto municipal, que tem o objectivo, como o próprio nome indica, de preservar e valorizar os ecossistemas aquáticos do concelho de Óbidos, tendo em vista a saúde e bem-estar dos munícipes”. “Vamos começar já com um webinar, em breve, e, no dia 30 de Abril, vamos ter actividades educativas junto do rio Arnóia”, com a turma aderente do Complexo Escolar do Alvito, disse.

Recorde-se que as placas ontem inauguradas fazem parte do projecto “Peixes Nativos”, que foi lançado em Novembro de 2017, coordenado pelo ISPA, em parceria com a Águas do Tejo Atlântico, S.A.. O principal objectivo deste Projecto é monitorizar anualmente, na época de seca estival, espécies ameaçadas de peixes de água doce autóctones em rios intermitentes do centro do País.

Sara Duarte, da empresa Águas do Tejo Atlântico, diz que “já há 7 municípios, no Oeste, que fazem parte deste projecto e o facto de estarmos aqui, a inaugurar estas placas informativas, permite juntar todos os parceiros, Câmara Municipal de Óbidos incluída, para a monitorização, sensibilização e para a reabilitação das linhas de água do concelho, sendo um projecto de extremo interesse para o território”.

O projecto Peixes Nativos, paralelamente às monitorizações científicas, tem realizado acções de sensibilização ambiental dirigidas a crianças das escolas de 1º ciclo dos concelhos ribeirinhos. Este projecto tem o apoio institucional do MARE, do Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas e do Aquário Vasco da Gama.

Em Óbidos, o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos – Complexo Escolar do Alvito e a Associação de Regantes das baixas de Óbidos são os parceiros no projecto.

Álbum (facebook)