Academia deCode lança Robot Bootcamp

Projeto do Óbidos Parque

105

A academia deCode – Academia de Programação e Robótica, um projeto do Óbidos Parque, está de regresso e arranca, em Maio, com o Robot Bootcamp. Uma ação 100% online, que assumirá um conceito de formação/workshop para desenvolvimento de competências por orientação e autoaprendizagem. É destinada a crianças e jovens dos 10 aos 16 anos.

O Robot Bootcamp tem uma duração de oito semanas (uma sessão por semana). Ao longo deste período, os participantes terão como desafio construir e programar um braço robótico, cujas componentes – físicas e eletrónicas – vão receber, aquando do arranque da ação, num kit preparado para o efeito.

“Este novo modelo de bootcamp é uma aposta na continuidade da formação em linguagens de programação e robótica com aplicação prática. É a oportunidade dos nossos alunos aprenderem as bases da eletrónica, escreverem código e conseguirem ter o seu primeiro robô, construído em casa. É uma atividade que surge da necessidade de se conseguir materializar os conteúdos adquiridos, acompanhando a infinita capacidade criativa dos nossos alunos”, explica André Duque, coordenador do projeto.

“A academia deCode é a nossa resposta ao compromisso social que assumimos de formação em áreas para as quais o ensino tradicional não tem resposta ou necessita de reforço. A aposta na Robótica é uma inovação face a outras ofertas existentes, mais centradas na Programação. Queremos que todas as crianças tenham acesso a este bootcamp, principalmente as mais carenciadas. Basta que o sinalizem e nós temos a solução”, acrescenta Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque.

“É um programa que demonstra claramente o nosso compromisso com o futuro, onde uma associação, que vive dos seus resultados, não deixa, por isso, de investir no mais importante da economia digital: o talento”.

O projeto deCode – Academia de Programação e Robótica foi lançado em 2015, com o objetivo de proporcionar formação em linguagens de programação, valorizando os currículos de crianças e jovens em idade escolar numa área crucial para o seu futuro profissional.

Óbidos assumiu o pioneirismo no ensino da Programação a crianças e jovens através deste projeto, inicialmente coordenado pelo Óbidos Parque e pelo município de Óbidos, em parceria com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos. É agora liderado e dinamizado, de forma integral, pelo parque tecnológico.

O programa arranca com uma sessão presencial aberta aos pais e encarregados de educação de cada participante.

As inscrições estão abertas, e poderão ser feitas através do número 262 955 700, ou do endereço obitec@cm-obidos.pt.

Press Release (pdf)