World Café debate temática da Igualdade de Género na Região Oeste

Iniciativa promovida pela OesteCIM

522

No dia 19 de Março, realizou-se a segunda atividade do Projeto Oeste+Igual, World Café, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Oeste e subordinada às temáticas da “Violência no Namoro”, “Desconstrução dos Estereótipos de Género nas Escolhas Vocacionais” e “Conciliação entre as Esferas Profissional, Familiar e Pessoal”.

A sessão de abertura ficou a cargo de Paulo Simões, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste, seguindo-se Susana Ramos, Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão EEAGrants Portugal, Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, e Sónia Fertuzinhos, especialista e doutoranda em Políticas Públicas.

Depois da sessão de abertura, os cerca de quarenta participantes foram divididos por pequenos grupos em três salas virtuais que funcionaram como espaço colaborativo e informal de brainstorming. Os participantes puderam dar os seus contributos e opiniões a questões relevantes, identificando obstáculos, refletindo sobre o tema e sugerindo ideias para a resolução da problemática da Igualdade de Género e Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal na Região Oeste.

Através da partilha das perceções de cada indivíduo pretendeu-se construir uma visão conjunta que concorra para o desenvolvimento de estratégias inovadoras para uma verdadeira mudança na Região Oeste. No final de cada ronda, os grupos transitaram para outra sala e trabalharam sobre as ideias desenvolvidas e registadas pelo grupo anterior na sala. No final, todos regressaram à sala comum para as conclusões.

A sessão de encerramento contou com a intervenção de Mónica Ferro, do Fundo das Nações Unidas para a População, seguindo-se Paulo Simões, que agradeceu a presença e o contributo de todos.

Oeste + Igual é um projeto do Open Call#5 – Projetos para a promoção da igualdade entre mulheres e homens ao nível local, no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género, operado pela CIG e financiado pelos EEA Grants.