Censos 2021 arrancam no dia 5 de Abril por todo o País

Operação começa com distribuição de carta com os códigos

188

Arranca no dia 5 de Abril, o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – CENSOS 2021, a maior operação estatística nacional, realizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Assim, nesse dia, pelo concelho de Óbidos, e por todo o País, começa a distribuição pelo Recenseador, na caixa de correio, de uma carta com os códigos que permite a toda a população responder pela internet (ou telefone) a partir de 19 de Abril e de preferência até ao dia 3 de Maio.

Os Censos vão “contar” todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.

“A exaustividade da recolha e do tratamento dos dados dos Censos conferem um papel único no conhecimento do parque habitacional e da realidade demográfica, social e económica do País, a nível nacional, regional e local, produzindo também informações imprescindíveis para a definição de politicas públicas de desenvolvimento e para a tomada de decisões de investimento pelos sectores público e privado”, adianta o INE.

O Plano de Contingência para os Censos 2021 inclui, entre outras medidas, a observação de um estrito protocolo de saúde pública ao abrigo das regras de segurança emanadas pelas autoridades de saúde, o apoio das forças de segurança, uma estratégia que reforça a opção de resposta pela internet e o apoio à população através de uma linha telefónica, a possibilidade de resposta por telefone, e ainda o reforço dos mecanismos de controlo do trabalho de campo e de validação da informação recolhida num contexto de crise pandémica.

Para mais informações consultar o espaço dos Censos 2021 no Portal do INE — censos.ine.pt