Fundo de Apoio para a Recuperação do setor do Desporto disponibiliza cinco milhões de euros aos dois programas

Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas e Programa Nacional de Desporto para Todos com edições extra

659

No âmbito da aprovação, em Conselho de Ministros, do Fundo de Apoio para a Recuperação da Atividade Física e Desportiva, o IPDJ dota o PRID e o PNDpT com mais cinco milhões de euros em 2021. O Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID) será reforçado com mais três milhões de euros e o Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT) com mais dois milhões de euros. A medida REATIVAR DESPORTO, que disponibiliza um montante de 30 milhões de euros, a fundo perdido, para apoio direto a clubes desportivos no processo de retoma da atividade desportiva federada, será, em breve, detalhada.

Candidaturas ao PRID 2021+

Arrancam no dia 3 de maio, por um período de 12 dias, as candidaturas à edição extra do PRID (PRID 2021+), no valor de três milhões de euros, destinada a clubes e associações desportivas sem fins lucrativos, com o objetivo de promover a requalificação de instalações desportivas ao serviço das comunidades, tendo em vista a melhoria das condições para a prática desportiva, promovendo, igualmente, hábitos de vida mais saudáveis.

No primeiro período de candidaturas deste ano, que decorreu entre 22 de janeiro e 3 de março, concorreram mais de 300 entidades. Os resultados serão conhecidos no dia 30 de abril.

Todas entidades que não forem contempladas nesta 1.ª edição são elegíveis para esta edição extra PRID 2021+, tendo uma nova oportunidade para beneficiarem deste apoio. A modernização e reabilitação do parque desportivo dos clubes e das associações de base local é uma prioridade para este Governo. Através do PRID, o Governo já apoiou, desde 2017, cerca de 400 clubes e associações, num investimento de cerca de sete milhões de euros na reabilitação de infraestruturas desportivas, financiados pelo IPDJ, os quais correspondem a um investimento global de cerca de 20 milhões de euros. Para o ano de 2021 estava previsto um apoio no valor de dois milhões de euros, que atingirá os cinco milhões de euros em resultado desta nova edição.

Candidaturas ao PNDpT 2021+

Estando o Governo igualmente apostado no reforço do apoio à prática desportiva regular, que permita promover a saúde e os estilos de vida saudáveis entre todos os segmentos da população, entre os dias 1 e 11 de junho decorrerá o período de candidaturas à edição suplementar do PNDpT 2021+, exclusivamente destinada a clubes desportivos, num total de dois milhões de euros, o dobro da verba prevista para a 1.ª fase de candidaturas deste ano, que decorreu entre os dias 29 de janeiro e 15 de março.

À 1.ª fase do PNDpT de 2021 concorreram mais de 380 entidades, num total de cerca de 430 candidaturas submetidas. Neste momento, decorre a análise das candidaturas, sendo os resultados comunicados no dia 28 de maio.

O PNDpT, que apoia o desporto para todos e a prática informal, recreativa, intergeracional, não competitiva federada, já apoiou mais de 1 300 projetos, num total de investimento superior a 18 milhões de euros.

Todas as informações sobre os programas e as formas de candidatura serão disponibilizadas neste Portal nos próximos dias.

https://ipdj.gov.pt/