Alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos apresentam as suas provas de Aptidão Profissional

Do Curso de Apoio à gestão desportiva

954

Durante o segundo período, três alunos, do último ano do Curso de Apoio à Gestão Desportiva do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, tiveram de reinventar as suas Provas de Aptidão Profissional devido à pandemia causada pelo vírus Covid-19.

Estando em confinamento, os três finalistas adequaram a sua Prova de Aptidão Profissional de forma a que pudessem realizá-la mesmo no ensino à distância, transformando as conferências previstas em videoconferências.

No passado dia 26 de Fevereiro o tema foi “o Futebol de Praia” e tiveram como preletores o jogador Tomás Seixas e o Técnico da Câmara Municipal da Nazaré, Dino Casimiro. O aluno Alexandre Sousa explicou que “escolheu este tema para a sua prova, porque é uma modalidade que começa a ter mais destaque ao nível de títulos conquistados, dar a conhecer os conceitos básicos do futebol de praia e incentivar as pessoas a querer participar e assistir a mais jogos de futebol de praia”. Referiu, ainda, que “nas aulas abordam a modalidade de Futebol Praia, mas de uma forma superficial, uma vez que o curso se foca nas modalidades de futebol e no futsal. Na conferência foram abordados temas como: as características do futebol de praia, a Carreira do jogador Tomás Seixas e o futebol de praia na Nazaré.

Já no dia 2 de Março, o aluno Rui Santos organizou a videoconferência sobre Ciclismo de Estrada, tendo como convidados o jornalista desportivo Olivier Bonamici e o ciclista profissional Tiago Antunes. Foram abordados temas como: a forma como a comunicação social olha para o ciclismo; a vida de um ciclista; como conciliar os estudos com a atividade desportiva. O organizador referiu que “esta conferência teve como objetivos sensibilizar os alunos sobre a modalidade de ciclismo, promover a modalidade, permitir que os alunos tenham conhecimento sobre a vida de um ciclista, incentivar os alunos a prática e a ver ciclismo”. Explicou ainda que “na organização desta conferência pode colocar em prática o que foi aprendendo ao longo do curso e ainda complementar uma vez que o ciclismo não faz parte das modalidades práticas abordadas em aula”.

Finalmente, no dia 19 de Março a conferência teve como tema os centros de Alto rendimento em Portugal e foram convidados, Paulo Marcolino, diretor executivo da Fundação do Desporto, João Zamith, diretor do Car de Surf de Viana do Castelo e Patrícia Rosa, gestora de eventos do CAR de Badminton das Caldas Da Rainha. “O principal objetivo da disposição desta conferência foi complementar os conhecimentos, porque nas aulas abordamos este tema, mas não de uma forma tão aprofundada e assim pudemos aprender mais sobre a matéria dada nas aulas, dando a conhecer as fantásticas instalações que temos no País para o rendimento desportivo. Esta prova de aptidão profissional será acrescida de uma visita guiada às instalações do CAR de badminton da Caldas da Rainha”, explicou a aluna do projeto, Inês Pinto.