Jovem de Óbidos aventura-se de bicicleta do Oeste até à Noruega

Durante 4 meses, percorrerá mais de 8000 Km por 13 países

315

Será amanhã, dia 15 de Abril, quinta-feira, que José Ferreira, de 21 anos, natural de Gaeiras, concelho de Óbidos, partirá de bicicleta pela Europa. Uma aventura, um desafio e um sonho numa viajem que contará com a visita a 13 países, durante 4 meses e mais de 8000 Km.

O jovem considera-se “determinado e aventureiro”, é licenciado em Desporto de Natureza e Turismo Ativo, procura viver a sua vida ao máximo e inspirar outros a fazer o mesmo. Já possui algumas viagens de bicicleta no seu currículo, sendo esta a sua maior viagem até hoje. Garante, que a irá realizar “vencendo todos os obstáculos que lhe surgirem pelo caminho”.

Parte de Caldas da Rainha, pelas 08h00, em direção a Oslo (Noruega) e pretende passar por Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Dinamarca. No regresso tenciona visitar a Suíça e a Itália.

José Ferreira diz que “pretende ser um projeto de divulgação da Região Oeste, associado a valores de superação, sustentabilidade, aventura e de união por parte de todas as entidades contribuintes para o avanço de cada um dos dias de viagem”. Esta será feita a 100% de autonomia, sem qualquer tipo de carro de apoio.

Inicialmente tinha decidido viajar sozinho, mas depois da divulgação da viagem no Instagram arranjou companhia para a «proeza». Com ele vão pedalar mais dois aventureiros, de 40 e 50 anos, naturais das Caldas, mas um deles reside em Lisboa.

Recentemente iniciou um trabalho a fazer turnos numa fábrica, mas chegou à conclusão de que “estava a desperdiçar” a sua vida ainda como jovem. Porque considera o emprego fabril como “repetitivo” tomou a decisão de querer “conhecer melhor o mundo”. Recorde-se que antes já tinha criado a empresa Block Experience, com sede em Óbidos. www.blockexperience.pt

Devido à situação pandémica, viajar era algo praticamente «alcançável». Mas, determinado, conta que “cabe-nos realizar os nossos sonhos” e não estava disposto a deixar escapar esta oportunidade.

Sente-se fisicamente bem preparado. Leva consigo pouca roupa, uma tenda e saco-cama, um equipamento tipo “Campingaz” para cozinhar, cujas refeições vão ser à base de hidratos de carbono” e frutos secos. No entanto, através do Instagram, tem já convites de noruegueses e portugueses que vivem naquele país a oferecerem estadia.

“Acho que vou regressar com uma bagagem cultural muito maior e pretendo aplicar esta experiência na minha empresa, a Block Experience. “Quero oferecer aventuras inéditas às pessoas, mas para fazer isso tenho que viver a experiência primeiro e só assim posso influenciar e inspirar outros a fazer o mesmo, criando roteiros de aventura para grupos”, mencionou.

A viagem:
1ª Etapa – Caldas da Rainha (Portugal) – Pamplona (Espanha)
2ª Etapa – Pamplona (Espanha) – Paris (França)
3ª Etapa – Paris (França) – Bruxelas (Bélgica)
4ª Etapa – Bruxelas (Bélgica) – Hamburgo (Alemanha)
5ª Etapa – Hamburgo (Alemanha) – Oslo (Noruega)
6ª Etapa – Oslo (Noruega) – Copenhaga (Dinamarca)
7ª Etapa – Copenhaga (Dinamarca) – Berlim (Alemanha)
8ª Etapa – Berlim (Alemanha) – Munique (Alemanha)
9ª Etapa – Munique (Alemanha) – Milão (Itália)
10ª Etapa – Milão (Itália) – Barcelona (Espanha)
11ª Etapa – Barcelona (Espanha) – Caldas da Rainha (Portugal)

Os interessados podem acompanhar o dia a dia desta aventura através do link: https://www.blockexperience.pt/do-oeste-a-europa/

Instagram oficial:
https://www.instagram.com/ze_migferreira/