REACT organiza primeiro workshop de capacitação do projecto

Oeste Sustentável é a coordenadora

553

A parceria do Projecto REACT – “Uma abordagem digital para qualificar técnicos de eficiência energética em edifícios” está a organizar a primeira actividade LTT – Learning, Training and Teaching: REACT EU Transfer Work.

Este workshop será realizado em formato virtual, através da plataforma Zoom e será dividido em três dias (3, 5 e 7 de Maio de 2021).

O primeiro dia será dedicado à apresentação de um conjunto de resultados, nomeadamente os conteúdos digitais. A partir daí, os formandos iniciam o curso, testando os materiais apresentados. A segunda sessão deste workshop consistirá numa sessão de esclarecimento de dúvidas dos formandos. E o último dia terá como objectivo a apresentação de exercícios práticos realizados pelos alunos e respectivo feedback sobre os materiais do curso.

Os formandos desta actividade serão oriundos dos países organizadores do projecto e terão oportunidade de testar em exclusivo os outputs do projecto, recebendo um diploma de participação no final do workshop.

O projecto REACT visa a criação da Qualificação Europeia de Técnicos de Eficiência Energética em Edifícios (EEEBT), nível 4 do quadro Europeu de Qualificações.

Tem como principais objectivos criar um currículo do Técnico Europeu de Eficiência Energética em Edifícios, desenvolver um Quadro de Avaliação Sumativa, construir um jogo virtual como ferramenta de avaliação formativa, desenvolver materiais digitais de formação em múltiplos formatos, construir o esquema e ferramentas RVC (Reconhecimento e Validação de Competências) e definir uma directriz para a futura exploração da qualificação e materiais desenvolvidos.

Outro objectivo deste projecto é a contribuição para as metas de energia e clima para 2030, fornecendo aos cidadãos da UE uma qualificação harmonizada e de qualidade para os técnicos de eficiência energética em edifícios, que será desenvolvida para ser reconhecida em toda a União Europeia.

A Oeste Sustentável, liderada por Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, é a coordenadora do projecto REACT, que é financiado pela Comissão Europeia, através do programa ERASMUS+, está em execução desde Setembro de 2019, até Agosto de 2021 e conta com cinco parceiros a nível Europeu de três países (Croácia, Grécia e Portugal).

Mais informações no site do projecto: http://reactproject.eu/

Workshop (pdf)