“Este é um local onde as pessoas podem estar, usufruir de um livro e viajar nas suas páginas”

Freguesia do Vau inaugura pequena biblioteca comunitária

145

Foi inaugurada no Dia Mundial do Livro, 23 de Abril, a Little Free Library do Vau, concelho de Óbidos. É a nona biblioteca deste género registada em Portugal e a segunda no concelho de Óbidos. A outra Little Free Library situa-se na Sancheira Grande.

Esta foi uma cerimónia que contou com a presença de Frederico Lopes, presidente da Junta de Freguesia do Vau, José Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Margarida Reis, vereadora da Câmara Municipal de Óbidos, Sofia Couto, secretária da Junta de Freguesia do Vau, e Valdemar Lopes, tesoureiro da Junta de Freguesia do Vau. A biblioteca tem o número 104322 e está localizada perto da sede da Junta de Freguesia, no centro da localidade, junto dos lavadouros, recentemente recuperados.

Segundo Frederico Lopes, a abertura deste espaço “tem como objectivo incentivar a população a ter mais hábitos de leitura”. “Quando, há uns meses atrás, começámos com a requalificação dos lavadouros, não queríamos que este fosse apenas um local que as pessoas usassem unicamente para lavar a roupa, mas um local onde as pessoas pudessem estar, pudessem usufruir de um livro e viajar nas suas páginas”, sublinhou o autarca, deixando o convite “a todos aqueles que queiram levar um livro e deixar outro que já tenha lido”. O presidente da Junta de Freguesia do Vau agradeceu ainda a Armando Franco, o artesão que fez a estante em forma de bateira, onde são colocados os livros.

Por seu lado, Sofia Couto explica que “o conceito do projecto está baseado na partilha, onde as pessoas deixam um livro e levam um outro livro”. A secretária da Junta de Freguesia do Vau refere ainda que “essa partilha vai desde os mais novos aos adultos e também à comunidade de estrangeiros que vive na freguesia, já que há uma parte com literatura em inglês e francês”. “Esta biblioteca tem um QR-Code e os usuários podem, através dele, ver a rede de Little Free Libraries existente em todo o Mundo”, disse ainda a responsável.

Margarida Reis enaltece o projecto que, na sua opinião, “será fundamental para trazer as nossas crianças, as pessoas que estão nos centros de dia, para além do cidadão comum, a este espaço, mesmo no centro do Vau”. A vereadora destaca ainda a forma da estante em bateira, “que é identitária e representa o Vau na sua plenitude”.

José Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal de Óbidos, destacou o trabalho que tem sido feito na Freguesia do Vau. “São actos como este que marcam a diferença”, entende o autarca, “e que marcam, de forma acentuada, a identidade da própria freguesia”. “Estamos num espaço que foi requalificado recentemente, num espaço que tem história, identidade e agora tem ainda mais conhecimento, com a colocação aqui desta pequena biblioteca”. “Saúdo, por isso, a iniciativa de se ter escolhido este espaço para avançar com este projecto da Little Free Library”, disse.

Carminda Carreira, a poetisa popular do Vau, terminou esta sessão recitando um poema da sua autoria, onde contou algumas das lendas e histórias que fazem parte da História da Freguesia do Vau.

Recorde-se que a Little Free Library é uma organização sem fins lucrativos, “que inspira leitores e expande o acesso ao livro para todos através de uma rede global de pequenas bibliotecas lideradas por voluntários”, lê-se no sítio na internet da organização. “Por meio da troca de livros da Little Free Library, milhões de livros são trocados a cada ano, aumentando profundamente o seu acesso a leitores de todas as idades e origens”, concluem.

Álbum (facebook)