Oppidum Ginja de Óbidos ganha prémio internacional

“Best Portuguese Fruit Liqueur”

90

A Oppidum Ginja de Óbidos foi galardoada, em abril de 2021, como Best Portuguese Fruit Liqueur (melhor licor de fruta português) pelo comité independente do World Liqueur Awards, no concurso internacional que decorreu no Reino Unido a 15 de abril deste ano.

Tendo sido submetida ao escrutínio de um painel de provadores e críticos, de bebidas espirituosas, a Oppidum Ginja de Óbidos foi reconhecida, a par com outros licores de todo o mundo, com o prémio que classifica e premeia, internacionalmente, os melhores licores globais.

A equipa do World Liqueur Awards afirmou que a Oppidum Ginja de Óbidos é “terrosa e apaladada no olfato, possui muitos frutos de caroço maduro como a ginja, a ameixa, o abrunho e o sloe. Digestiva e xaroposa no paladar, com uma boa fruta suculenta e um final muito longo e frutado. Uma pitada de canela no fundo acrescenta-lhe profundidade”.

Para Marta Pimpão, diretora geral da Oppidum Ginja de Óbidos, “este prémio deixa-nos, evidentemente, muito satisfeitos e orgulhosos, pelo prestígio que significa para a nossa empresa de cariz familiar. Esta distinção é o reconhecimento da qualidade do nosso licor de ginja nacional, produzido na região de Óbidos, que desempenha um estatuto de produto tradicional da região Oeste de Portugal.” Marta Pimpão afirma ainda que: “a nossa ginja Oppidum conta com ingredientes 100% naturais e não tem corantes, aromatizantes ou quaisquer outros aditivos artificiais. As particularidades que conferem diferenciação à nossa marca são apenas açúcar, água, ginjas e álcool num processo produtivo que se estende por vários anos e que conta com a dedicação e a devoção do meu pai, Dário Pimpão.”

O galardão Best Portuguese Fruit Liqueur, recebido em abril de 2021, junta-se a outros prémios anteriormente atribuídos à Oppidum Ginja de Óbidos: medalha de ouro no The Beverage Testing Institute (2018, Chicago), medalha de prata no San Francisco World Spirits Competiton (2014, São Francisco) e medalha de bronze no International Wine and Spirit Competiton (2012, Londres).

A marca Oppidum é detentora de saberes tradicionais, que transitaram entre gerações, no que respeita à produção, à comercialização (desde 1987) e, mais recentemente, à exportação do licor de ginja de Óbidos, a partir da aldeia de Sobral da Lagoa, no concelho de Óbidos. Atualmente, a marca possui pontos de venda em Portugal e presença em mais de 20 países, incluindo Reino Unido, Suíça, Estados Unidos da América, Austrália, Brasil, China ou Japão.