Jovens entregam poemas nas Instituições de idosos do Concelho de Óbidos

Associação CriaÇão - Iniciativa “Cartas Poéticas”

698

No âmbito do Dia Mundial da Poesia, a Associação CriaÇão desenvolveu a iniciativa “Cartas Poéticas” a qual consistiu na entrega de poemas nas instituições que albergam a população idosa.

A decisão desta iniciativa partiu da reflexão e preocupação dos jovens com os mais velhos, em tempo de pandemia.

“Preocuparmo-nos com os outros é um dos pilares estruturais da nossa associação e, neste caso específico, quisemos combater a solidão proporcionando um momento diferente aos idosos institucionalizados, neste tempo de pandemia” – destaca a jovem Jessica Ribeiro da Silva, presidente da Associação CriAção.

Através das temáticas da Força, Energia e Amor, foram entregues mais de 200 poemas, os quais apelavam fortemente a esses sentimentos.

É também através do papel, que se criam laços de afeto, endereçando mensagens de estímulo, como ficou demonstrado num dos poemas entregues, intitulado de “Rir” (…) “Fazer rir/ Saber rir/ Alimentar uma alegria/ Contagiar os outros/ Acabar chorando/ Deitando lágrimas de júbilo!… É, enfim/ Não só sorrir/ Como também cair e subir…. No levitar do Éter!” – Witterrnesse Leal em “Despir Verdades- Poemas” (1994)

“Esta iniciativa estabeleceu uma interação geracional e uma preocupação emocional sem a necessidade de proximidade com os idosos, devido ao momento difícil que atravessamos”, afirmou a vereadora Margarida Reis.

Esta iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal de Óbidos, com a representação dos serviços da Juventude e da Cultura.