Tecnológica Impactwave em projeto internacional de identificação e controlo de pragas

Parque Tecnológico de Óbidos

61

A Impactwave, empresa da comunidade Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos, está a apoiar, do ponto de vista tecnológico, o CUARENTAGRI, um projeto internacional que visa a identificação e o controlo de pragas.

A tecnológica, detentora da plataforma de apoio à agricultura Agrozapp, está responsável pela instalação de estações meteorológicas em duas ilhas dos Açores, e pelo desenvolvimento de software que permita, de uma forma ágil, o registo e a monitorização de armadilhas sexuais e contagem de capturas, modelação de pragas e implementação de uma rede de avisos.

O projeto CUARENTAGRI, liderado pelas Canárias através da empresa pública Gestión del Medio Rural, tem como objetivo identificar pragas de quarentena e de não quarentena, prevendo também a realização de análises de risco para estabelecer medidas de mitigação, a fim de proteger as produções agrícolas.

Com a execução deste projeto, pretende-se reconhecer as pragas que podem afetar as diferentes regiões que compõem as áreas de estudo (Açores, Madeira, Ilhas Canárias, Cabo Verde e Senegal), quer devido à importação de vegetais de países terceiros, quer das novas comunicações existentes entre as diferentes regiões.

O objetivo deste projeto é assim evitar/reduzir o estabelecimento de novos organismos nocivos nas diferentes áreas de estudo, apoiando os técnicos competentes no terreno e reforçando a informação a disponibilizar ao setor e aos cidadãos em geral.

O CUARENTAGRI é uma iniciativa em que participam universidades, centros de investigação e serviços de fitossanidade das regiões ultraperiféricas das Canárias, Açores e Madeira, e de dois países – Cabo Verde e Senegal.

O projeto é cofinanciado pelo Programa de Cooperação Territorial Interreg MAC Madeira – Açores – Canárias.

Mais informações sobre este projeto em cuarentagri.com.

Press Release (pdf)