Praias do Bom Sucesso e Rei Cortiço recebem pela primeira vez Bandeira Azul da Europa

Concelho de Óbidos estreia-se na atribuição deste galardão

1193

As praias do Bom Sucesso e do Rei Cortiço receberam, no passado dia 29 de Abril, a primeira Bandeira Azul de sempre, anunciou a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Ao todo, este ano, são 372 praias, 16 Portos de Recreio/Marinas e 11 Embarcações Ecoturísticas galardoadas com Bandeira Azul, pelo Júri Internacional, o que significa um aumento de 12 Bandeiras Azuis em relação a 2020. As 372 praias estão distribuídas por 98 Municípios, dos quais 5 apresentam praias pela primeira vez, nomeadamente Fafe, Oleiros, Óbidos, Avis e Beja e a Calheta reentra no programa.

O aumento das candidaturas ao Programa Bandeira Azul, considerando todas as contingências, representa para a ABAE um voto de confiança, bem como o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, mas realça, sobretudo, a importância da educação ambiental neste período e demonstra que os promotores reconhecem que merece, cada vez mais, atenção e investimento.

A evolução no número de Bandeiras Azuis atribuídas é também a consequência do excelente desempenho, que os vários promotores tiveram na época balnear de 2020, que requereu um envolvimento e um empenho excepcionais no cumprimento de regras de segurança, para que todos pudessem usufruir de um local tão saudável e de excelência como são as nossas Praias.

Em 2021, “Ir à praia em Segurança” continua a significar mais do que ter cuidado com o mar ou com o sol, mantém-se a necessidade de cumprir todas as normas associadas ao combate à COVID-19, definidas pela Direcção-Geral de Saúde. No entanto, com o esforço e o cuidado de todos, a época balnear vai decorrer sem sobressaltos e os banhistas vão poder usufruir, em segurança das nossas praias e que Bandeira Azul vai continuar a sua missão: contribuir para a excelência das zonas balneares e trabalhar em prol da Educação Ambiental para a sustentabilidade.