Robot Bootcamp arranca com dezena e meia de pequenos grandes criadores

deCode - Academia de Programação e Robótica

139

Começou ontem, 4 de Maio, o Robot Bootcamp, uma ação do projeto deCode – Academia de Programação e Robótica que tem como objetivo estimular e desenvolver competências como o raciocínio lógico, a criatividade e o saber-fazer. Estão a dar-lhe vida 15 pequenos grandes criadores.

O Robot Bootcamp assume um conceito de formação/workshop para desenvolvimento de competências por orientação e autoaprendizagem. Ao longo de oito semanas (uma sessão por semana), os participantes terão como desafio construir e programar, em casa, um braço robótico, cujas componentes – físicas e eletrónicas – vão receber, aquando do arranque da ação, num kit preparado para o efeito.

“Este novo modelo de bootcamp é uma aposta na continuidade da formação em linguagens de programação e robótica com aplicação prática. É uma oportunidade que os nossos alunos têm de aprender as bases da eletrónica, de escreverem código e de conseguirem ter o seu primeiro robô construído em casa”, explica André Duque, coordenador do projeto.

“A academia deCode é a resposta ao compromisso social que assumimos de formação em áreas para as quais o ensino tradicional não tem resposta ou necessita de reforço”, e uma aposta naquilo que é “o mais importante da economia digital: o talento”, salienta Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque.

As sessões, com início dia 04 de maio, decorrem através da Stepforma, uma plataforma de e-learning propriedade de uma das empresas do Óbidos Parque, a Núcleo Inicial.

Participam criadores dos 7 aos 15 anos, a grande maioria da região.

O projeto deCode – Academia de Programação e Robótica foi lançado em 2015, com o objetivo de proporcionar formação em linguagens de programação, valorizando os currículos de crianças e jovens em idade escolar numa área crucial para o seu futuro profissional.

Óbidos assumiu o pioneirismo no ensino da Programação a crianças e jovens através deste projeto, inicialmente coordenado pelo Óbidos Parque e pelo município de Óbidos, em parceria com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos. É agora liderado e dinamizado, de forma integral, pelo Óbidos Parque.