Rede Municipal de Percursos Pedestres conta com mais duas rotas

Rota das Fontes e Rota dos Moinhos

1414

A Rede Municipal de Percursos Pedestres conta com mais dois percursos implementados no terreno. Em A-dos-Negros encontra-se o PR9 – Rota das Fontes (5.8km) e na Amoreira o PR10 – Rota dos Moinhos (5.5km). Brevemente estarão disponíveis online (https://turismo.obidos.pt/percursos-pedestres/) e em formato de papel (flyer). A Rede Municipal, que prevê a criação de 20 percursos, com mais de 120 kms, pretende implementar brevemente novos percursos: PR11 – Rota do Aqueduto (Usseira), PR12 – Caminho do Carteiro (Gaeiras) e PR13 – Rota do Calcário (Olho Marinho). Aproveite e pratique actividade física, desfrutando e (re)descobrindo o nosso fantástico território!”

Fichas técnicas/descrição:

PR9 – Rota das Fontes – A-dos-Negros
– Início/final no Largo do Coreto, junto ao chafariz. Neste percurso será possível contemplar inúmeras fontes, minas e chafarizes (Santa, Ulmeiro, Formiga, Mina da Cerca, 22 de Julho, etc), abundantes nesta zona. Saindo do centro histórico, avistam-se os antigos moinhos de vento, numa zona de vistas deslumbrantes, com destaque, a Norte, para os planos de água do Arnóia e do Atlântico. Ao longo de vinhedos e pinhais, segue-se em direção à Igreja de Santa Maria Madalena. Seguindo através de vários caminhos e trilhos antigos, ladeados por pomares, vinhas, hortas e arvoredos, destaque para as vistas sobre a albufeira do Arnóia e para as suas margens, onde será possível observar a imensa fauna e flora. Segue-se nova passagem pela povoação, terminando com a fantástica vista da monumental eira da Junta de Freguesia.

Distância: 5.8km (3,2km), altimetria: +190mts(150mts), dificuldade: nível II, tempo: 1h45m(1h)

Início/final: 39°20’58.2″N 9°06’34.1″W

Interliga com Caminho do Carteiro, Rota das Várzeas, Ecovia do Alvito

PR10 – Rota dos Moinhos (Amoreira)
– Início/final na Praça Dr Azeredo Perdigão, junto ao icónico chafariz. Seguindo pela povoação, passagem pela singular Mina e pelo açude, atravessando então a zona de desporto e lazer do “Parque do Rio”. Segue-se em direcção à Capela de Jesus Maria José e deixa-se a aldeia atravessando a EN 114, subindo ao longo de pinhais, vinhedos e pomares, em direcção ao topo da serra da Amoreira e dos seus emblemáticos moinhos. Aqui temos vistas privilegiadas sobre o Vale Tifónico de Óbidos, com as suas várzeas, repletas de explorações hortícolas, para o Planalto das Cesaredas, assim como para o Sobral da Lagoa, as Várzeas da Rainha e o Atlântico. Segue-se a descida por trilhos e caminhos singularmente recortados por entre matos mediterrânicos e aglomerados de pedra calcária, voltando à aldeia com passagem pela singular Guarita, parte integrante da “Casa dos Seixos”.

Distância: 5.5km, altimetria: +126mts, dificuldade: nível II, tempo: 1h.45min

Início/final: 39°20’36.9″N 9°12’10.9″W

Interliga com Ecovia do Furadouro, Ecovia do Rio Real, Rota do Calcário