Óbidos Medieval dá vida à História de Óbidos

De 15 de Julho a 15 de Agosto

761

A idade média irá voltar a Óbidos, de 15 de Julho a 15 de Agosto, num evento de formato “híbrido” que irá preencher os dias deste Verão, que se mantêm ainda sob a influência da pandemia. Num misto de atrativos, pensados para realçar o melhor da História de Óbidos, o projeto Óbidos Medieval compõe-se de visitas guiadas pelas ruas, percursos pedestres, conversas sobre a História de Óbidos na idade Média (num formato digital), cenografia de época, exposições, recriação histórica com oficinas, mesteres, acampamento e trajes, e diferentes espetáculos de música, teatro e fogo.

Para complementar este projeto, no dia 11 de Julho, terá lugar o VIII Torneio de Tiro com Arco, uma prova de Arco e Besta Histórico organizada pela Associação de Recriação Histórica Ilustre Cruzada, em parceria com o Município de Óbidos e a Óbidos Criativa, integrada no Campeonato Rota dos Castelos da FABP – Federação de Arqueiros e Besteiros Portuguesa. Posteriormente, no decorrer do projeto Óbidos Medieval, haverá direito a treino de caça medieval pelas matas do concelho e repasto, recriando os tempos áureos em que esta atividade era a grande diversão entre reis e senhores.

Óbidos Medieval é um projeto diferente do que se tem vindo a realizar e divide-se em diferentes áreas de atuação: desde a vertente histórico-educativa, com a apresentação de vestígios arqueológicos ou de uma curta história da Óbidos Medieval, até à imersão do público em experiências encenadas, ou num percurso pelas florestas medievais, ou vivendo a idade média através da recriação e da música, do fogo e da dança.

Para o sucesso destas iniciativas será sempre essencial a aplicação das sinergias com o setor privado do concelho de Óbidos, num esforço conjunto para alavancar a economia local, maioritariamente dependente da atividade turística e cultural, que anseia o regresso do público às suas portas.

Para saber mais vá a obidos.pt.

Press Release (pdf)