Dia Mundial da Criança em Óbidos celebra-se com “Segredos”

Durante seis dias (1 a 6 de Junho)

1036

O Dia Mundial da Criança comemora-se todos os anos a 1 de Junho, desde 1950, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Em Óbidos, a celebração da data acontece de 1 a 6 de Junho, sob o mote “Em Óbidos todas as crianças são Reis e Rainhas”. Com muitos “Segredos” na vila medieval.

Assim, foram preparadas várias atividades com diversos parceiros, onde o principal dinamizador é o projeto “Segredos d’Óbidos”. Trata-se um programa que pretende oferecer ao visitante experiências únicas. São projetos promovidos e geridos pelo setor empresarial local e que querem mostrar o melhor de Óbidos, nas mais variadas vertentes. As atividades poderão acontecer em pátios, miradouros, torres, recantos ou mesmo em terraços de casas particulares.

Programa para celebrar o Dia Mundial da Criança:
1. Era Uma Vez um Jogo – recriação de jogos tradicionais. São um marco da nossa cultura que é preciso preservar e divulgar. Património histórico e humano costumes de um povo. Objetivo: interação e assertividade.
Local: Praça de Santa Maria e Miradouro do Jogo da Bola.
2. O Músico da Corte – animação de rua pelo Gaiteiro de Óbidos e Trompete à la carte.
3. Música a Lápis de Cor – animação de rua, músicas de sempre.
4. História de um Pónei – a trote pela vida (passeio de charrete pela vila com póneis).
5. O Closet da Rainha – exposição imersiva de trajes da corte para crianças, viagem ao mundo dos trajes de príncipes e princesas. Local: Padrão Camoniano. Desenvolvido por Associação Josefa d’Óbidos – Metarmophosis.
6. Roteiro dos Jogos de Tabuleiros – hoje quase esquecidos, surgiram há cerca de 5 mil anos em regiões da Mesopotâmia e Egipto. O ato de jogar e envolver-se em cenários «verossímeis» de “realidades inventadas” é uma caraterística comum dos povos desde o início da civilização. Conheça os primeiros jogos de tabuleiros da história. Local: lojas de artesanato.
7. Roteiro dos Menus Palmo e Meio – menus infantis.
*Hoje sou um Príncipe
*Hoje sou uma Princesa
*Hoje sou um Rei
*Hoje sou uma Rainha
Local: restaurantes e similares.
8. À Descoberta dos Ninhos – percurso dos ninhos de Óbidos. Atreva-se a descobrir os Segredos d’Obidos, lugar a visitar, a conhecer, a um local onde nos vamos “perder” contigo. Um lugar onde a exuberância da história e da natureza caminham lado a lado. Visita guiada.
9. Segredos da Casa do Pintor – visita guiada à casa do Arco da Cadeia.
Local: Arco da Cadeia.
10. Descobrir Óbidos – visita guiada pelas ruas e pela história de Óbidos.
Desenvolvido por Associação Defesa do Património.
11. Brincar Com o Barro – Atelier de Verguinha de Óbidos para Crianças.
Local: Oficina do Barro.
12. Visita ao Luthier – viagem ao mundo dos instrumentos de cordas.
Local: Luthier de Óbidos.
13. Os de Cá de Casa Também Contam – recriação da lenda da tomada do castelo aos mouros contada por crianças.
Local: Travessa dos Alcaides.
14. Jardineiro Real por Um Dia – vem conhecer quais são as mais belas flores do nosso castelo encantado e ajudar a florir os canteiros deste grande jardim.
Atividade: apresentação das diferentes espécies de flores que podemos encontrar na nossa vila, sensibilização às crianças para a importância de ter os canteiros floridos culminando na plantação de uma flor/planta pela criança num canteiro da vila. No final da atividade recebem um diploma de participação. Desenvolvido por Raízes do Ó em articulação com a Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa.
15. O Segredo da Porta 8 – workshop de Chocolate para Crianças – descobre o mundo mágico da Porta 8 e personaliza o teu próprio chocolate.
16. Visitei Um Reino de Um Rei – descobri um mundo mágico. Viagem ao mundo dos brinquedos de madeira. Desenvolvido por Tozé Wood.
Local: telheiro da Praça de Santa Maria.