Programa de Saúde Oral do Óbidos +Ativo voltou às Escolas

Durante o mês de Maio

878

Durante o mês de maio foram realizadas ações de Sensibilização de Higiene Oral, realizadas pela higienista Sabina Ramalho, do ACES Oeste Norte, com o apoio da professora Mara Correia, em parceria com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos. Estas ações foram realizadas em todas as turmas do 2º ciclo dos Complexos Escolares e abrangeram um total de 213 alunos.

A iniciativa teve como objetivo, sensibilizar, informar, motivar e esclarecer os alunos sobre as doenças da cavidade oral, causas e consequências se não forem tratadas e também como solucionar ou evitar o seu aparecimento. Foi também reforçado a auto responsabilização da realização de uma boa escovagem, assim como a aquisição e manutenção de hábitos de vida saudáveis, nomeadamente a importância da prática de atividade física, bem como a divulgação da oferta desportiva municipal.

O Programa de Saúde Oral, do Óbidos +Ativo, adota uma estratégia local de intervenção, assente na promoção da saúde e prevenção das doenças orais das crianças e jovens, nomeadamente na escola. Apesar das restrições impostas pela DGS face à pandemia da COVID-19, o Óbidos +Ativo está assim a dar continuidade ao projeto iniciado no ano letivo 2018/2019.

Escovar os dentes com um dentífrico fluoretado, pelo menos 2 vezes por dia, sendo uma delas à noite antes de deitar, é considerado o meio mais eficaz na prevenção das doenças orais como a cárie dentária e a gengivite.

O reforço desta prática nas escolas, contribui grandemente para melhorar os hábitos das crianças fazendo com que tenham dentes saudáveis a vida inteira.

De forma a colmatar a impossibilidade de avaliação individual, foi oferecido a cada aluno um espelho bocal.