D. Manuel Clemente em Óbidos na Missa de encerramento da ‘Festa da Família 2021’

No domingo dia 30 de Maio, Igreja de São Pedro

83

O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, presidiu no passado dia 30 de Maio, na igreja de São Pedro de Óbidos, à Missa de encerramento da ‘Festa da Família 2021’.

A Igreja Católica comemorou, nesse dia, a solenidade da Santíssima Trindade e para D. Manuel Clemente “não haveria” dia mais indicado no calendário cristão para “celebrar o matrimónio cristão e da família em Cristo”.

“O casamento mostra que é possível viver “no amor verdadeiro, numa vida compartilhada”, disse na homilia o Cardeal.

A ‘transmissão da fé’ foi o tema das ‘conversas entre gerações’ desta cerimónia que contou com a participação dos casais Beca e Pedro Bobone, casados há 53 anos, com quatro filhos e 15 netos, e Filipa e Miguel Paiva Couceiro, casados há 22 anos e com quatro filhos. Numa segunda parte houve o testemunho de Mena e Luís, que têm três filhos e estão casados há 16 anos, e dos jovens Raquel Franco e do seminarista Pedro Araújo, com 19 e 22 anos de idade, respetivamente.

D. Manuel Clemente explicou que “o matrimónio cristão oferece ao mundo e mostra que é possível, que não está ultrapassado. Ultrapassado está o contrário: divisões e contrastes e separações já existem desde que a humanidade é humanidade. O que é novidade é este amor novo que Cristo nos dá”.

“A família é por excelência o sinal da uni-trindade, como ela pode ser compartilhada, na pluralidade da vida de uma família, unida num só amor. E isto não é apenas um ideal a atingir, é uma realidade prática”, sublinhou.

Nesta Missa de encerramento da ‘Festa da Família’ que se realizou em Óbidos, foram homenageados os casais jubilares que celebram 10, 25, 50, 60 ou mais anos de casados, este ano ou em 2020, ano em que iniciativa não se realizou por causa da pandemia.

“O casal é uma imagem lindíssima do que o próprio Deus é como comunhão de vida e de amor, como partilha inteira, daquilo que se é, e que se é com os outros, para os outros e nos outros. A vida da família é uma ótima experiência de Deus”, concluiu o Cardeal Patriarca de Lisboa.

Antes da Eucaristia de encerramento da ‘Festa da Família 2021’, o Setor da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa promoveu o sexto e último evento online dedicado ao capítulo 7 da Exortação Apostólica ‘Amoris Laetitia’, do Papa Francisco, sobre a ‘Educação dos filhos’.

Festa da Família 2021 – Transmitir a Fé e Missa de encerramento presidida pelo Patriarca de Lisboa: