A XIV edição da exposição Santos na Casa, a decorrer na Ermida de Santo António, no Montijo, até ao dia 3 de Julho, conta com artesãos de Óbidos, Mafra, Montijo e Caldas da Rainha. Uma das obras de Paula Clemente, a única ceramista do concelho obidense presente no certame, foi escolhida para ilustrar o cartaz do evento.
“Para mim é muito importante participar nesta iniciativa, até porque é a primeira depois destes confinamentos”, começa por dizer a artista. “É um meio de divulgação e até de vendas, nestes tempos tão difíceis para o artesanato. É uma honra por terem utilizado a foto de uma peça minha, o São João, para o cartaz da exposição”, salienta Paula Clemente.
Com organização do Turismo do Montijo, o espaço “singular” acolhe o evento que assenta na temática dos Santos Populares, com perto de uma centena de peças de diversas regiões com tradição na manufatura do barro. “A mestria dos seus criadores mostram a diversidade criativa desta arte tão portuguesa, o artesanato”, avança a organização.
A artesã de Óbidos, que tem a sua oficina nas Gaeiras, faz a sua estreia nesta mostra. No entanto, no Montijo, já participou há cerca de quatro anos numa exposição sobre presépios, em plena quadra natalícia.
“Sou ceramista e realizo peças únicas, explorando o figurativo, ora real, ora fantástico, conciliado com formas, isto com uma nota de surreal. Tendo uma outra vertente mais tradicional, também realizo presépios, Santos Populares entre outros”, finaliza a artista.
Recorde-se que entre outros trabalhos, Paula Clemente, criou uma peça única, feita em barro, do futebolista Cristiano Ronaldo e autografada pelo próprio, durante o estágio da Seleção Nacional, em Óbidos. A escultura foi depois leiloada.
• Cartaz