“Espaço F” promove a qualidade de vida dos obidenses

Sala Snoezelen, sala “Incluir pela Arte” e circuito de Minigolfe

481

O “Espaço F” (de Felicidade) já abriu no Complexo Desportivo Municipal e é composto por sala de estimulação multisensorial (Sala Snoezelen), sala “Incluir pela Arte” e Circuito de Minigolfe Adaptado. Contou com o apoio do Rotary Internacional, Clubes da Moita e Bombarral, e oferece uma verdadeira experiência dos sentidos.

A Sala Snoezelen apresenta um espaço agradável, confortável e seguro, conseguido através da luz, dos aromas, ou da música. Disponibiliza diversos equipamentos e materiais que permitem aos utilizadores usufruírem de momentos de estimulação, relaxamento e bem-estar tais como cama de água, piscina de bolas, fibras óticas, colunas de água ou poltrona de massagem.

Tem como destinatários idosos, alunos da unidade de multideficiência do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e outros munícipes com necessidades especiais que, por algum motivo, não estejam integrados em Instituições, que serão apoiados por uma equipa multidisciplinar, composta por técnicos de reabilitação psicomotora, psicologia, professores de atividade física, entre outros.

De acordo com a Vereadora Margarida Reis este “é um espaço privilegiado para a promoção da qualidade de vida de todos, especialmente neste período difícil que atravessamos em virtude da pandemia, podendo funcionar, também, como uma resposta para aquelas pessoas que foram infetadas pela Covid 19 e que continuam a sentir o seu impacto com sintomas como cansaço físico ou psicológico”.

Para além da Sala Snoezelen, o “Espaço F” integra, ainda, a sala “Incluir pela Arte”, que aposta na inclusão social pelas práticas artísticas. Tendo como público-alvo idosos, jovens em risco de abandono escolar, ou pessoas com deficiência, promove diversos ateliês, tais como pintura, música, jogos, ou cerâmica. Funciona, também, como uma resposta no que respeita à promoção de um turismo acessível, disponibilizando atividades para pessoas que tenham dificuldade em deslocar-se, enquanto os seus familiares ou amigos visitam a Vila de Óbidos.

Uma terceira valência do Espaço F é o circuito de minigolfe, uma prática inclusiva por si só, que poderá ter um impacto bastante interessante não só físico mas também psicológico e/ou social nos seus utilizadores.

Galeria de fotos