Há uma equipa de patinagem artística no gelo sediada em A-dos-Negros

“Revolution Figure Skating Club” é pioneira em Portugal

3822

É a primeira e única equipa de patinagem artística no gelo em Portugal, chama-se Revolution Figure Skating Club, e está sediada em A-dos-Negros, no concelho de Óbidos.

“O nosso objetivo é desenvolver este tipo de desporto em Portugal e abrir caminho para a evolução técnica de atletas e competições. Inicialmente criada em 2019 e oficialmente fundada em 2020 por um grupo de pessoas apaixonadas pela modalidade, fomos a primeira equipa de patinagem artística no gelo no nosso País e somos membro da Federação de Desportos de Inverno de Portugal”, pode ler-se no site oficial da associação em https://tinyurl.com/revolutionfsc.

Conheceram-se, por acaso, ao treinarem na pista de gelo do Palácio do Gelo, em Viseu, a única que funciona o ano inteiro e onde há a possibilidade de se ter aulas de patinagem artística na escola local.

“Por reconhecermos que existia uma lacuna em Portugal, ao não haver aposta formativa nesta modalidade olímpica, começando logo pela falta de pistas de gelo no território nacional, que não sejam as pistas que apenas estão montadas algumas semanas por altura do Natal, resolvemos unir esforços e mudar o estado das coisas”, conta Alexandra Duarte, presidente da equipa.

Pelo facto de terem de fazer viagens de várias horas e de suportar os gastos com essas deslocações, alojamento e aluguer da pista, só podem ir treinar a Viseu, com encontros mensais, para orientação e entreajuda.

“Unimos esforços, entre atletas e uma treinadora residente em Viseu, e construímos a formação, com o apoio da Federação de Desportos de Inverno de Portugal”, concluiu a responsável.

Atualmente, entre os associados encontram-se atletas residentes nos concelhos de Amadora, Lisboa, Matosinhos, Óbidos, Odivelas, S. João da Madeira e Viseu.