Criados na Escola de Hotelaria de Óbidos “Burps” recheados fazem sucesso no Porto

Existem sabores de morango, chocolate e avelã, merengue e brulée

211

Chamam-se Burps, são minis brioches recheados, e foram criadas pela pasteleira Daniela Vieira, formada na Escola de Hotelaria de Óbidos. É na cidade do Porto que esta “delicia” está a fazer sucesso.

Foram batizadas de Burps porque “representam a satisfação”, com um “pouco de comédia à mistura”. O segredo começa na massa preparada e moldada pelas mãos de Daniela Vieira, que se viu apanhada num «sonho» de criatividade em plena pandemia.

São quatro as versões que estão disponíveis. As Burps de morango, que na verdade são um dois em um: Burps com recheio de ganache de morango e outras com doce de morango. Depois vieram as Nutty Choc, com recheio de avelã e chocolate branco; as Merengadas com curd de limão e merengue como topping; e finalmente as Brulée, com recheio de creme queimado e açúcar crocante caramelizado no topo.

A massa de brioche é moldada em pequenas bolas fritas, recheadas e cobertas com “toppings”, sendo depois colocadas numa caixa tipo a das pipocas.

A pasteleira iniciou a experiência deste «doce» distribuindo pelos amigos. Eles gostaram tanto que nasceu então a ideia de apostar num negócio feito a partir de casa. Já o faz há quatro anos, mais focada na vertente criativa.