Robot Bootcamp termina com 15 braços robóticos construídos

Ação integrada no projeto deCode - Academia de Programação e Robótica

91

Balanço positivo para a 1ª edição do Robot Bootcamp, uma ação inserida no projeto deCode – Academia de Programação e Robótica, e que terminou na passada terça-feira, 29 de junho, com 15 braços robóticos construídos.

Foram oito semanas de trabalho e de interação online com os participantes, que tiveram como desafio construir e programar, em casa, um braço robótico, a partir de um kit preparado para o efeito.

“Este novo modelo de bootcamp é uma aposta na continuidade da formação em linguagens de programação e robótica com aplicação prática. É uma oportunidade que os nossos alunos têm de aprender as bases da eletrónica, de escreverem código, e de conseguirem ter o seu primeiro robô construído em casa”, explicava André Duque, coordenador do projeto, na fase de arranque da ação.

Terminada a iniciativa, o balanço a fazer “é extremamente positivo”. “Todos os objetivos foram cumpridos, os participantes estiveram muito focados e empenhados, sendo de destacar o envolvimento dos pais nesta ação. Também eles acabaram por participar no Robot Bootcamp”.

O bootcamp começou no passado mês de maio com uma sessão exclusiva para pais e encarregados de educação, e contou com uma sessão extra, esta terça-feira, 06 de julho (para correção de código e montagem de pequenas componentes de alguns robôs).
As sessões de trabalho decorreram através da Stepforma, uma plataforma de e-learning propriedade de uma das empresas do Óbidos Parque, a Núcleo Inicial.

Recorde-se que o Robot Bootcamp faz parte do projeto deCode – Academia de Programação e Robótica, uma iniciativa lançada em 2015 com o objetivo de proporcionar formação em linguagens de programação, valorizando os currículos de crianças e jovens em idade escolar numa área crucial para o seu futuro profissional. “É a resposta ao compromisso social que assumimos de formação nestas áreas, e é também uma aposta naquilo que é o mais importante da economia digital: o talento”, aponta Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque.

Óbidos assumiu o pioneirismo no ensino da Programação a crianças e jovens através deste projeto, inicialmente coordenado pelo Óbidos Parque e pelo município de Óbidos, em parceria com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos. É agora liderado e dinamizado, de forma integral, pelo Óbidos Parque.

Vídeo do Robot Bootcamp – 1ª Ed