Torneio de Tiro com Arco traz atletas à Cerca do Castelo de Óbidos

11 de Julho

137

No passado dia 11 de julho, em Óbidos, teve lugar o VIII Torneio de Tiro com Arco: uma prova de Arco e Besta Históricos, organizada pela Associação de Recriação Histórica “Ilustre Cruzada”, em estreita parceria e colaboração com o Município de Óbidos e a empresa municipal Óbidos Criativa, e integrada no Campeonato “Rota dos Castelos” da FABP – Federação de Arqueiros e Besteiros de Portugal.

Esta prova, que visa recriar os tempos áureos em que esta atividade era a grande diversão entre reis e senhores, teve em competição 40 atletas, nacionais e estrangeiros, que mostraram a sua destreza no tiro a 20 alvos colocados em circuito na cerca amuralhada do Castelo de Óbidos.

Em primeiro lugar destacaram-se:
– Na prova de Arco Histórico: Santiago Martins, no escalão de Mancebos; Helga Schmitt, no escalão de Damas; e, Hélio Ribeiro, no escalão de Cavaleiros.
– Na prova de Arco Moderno: Renata Ramos, no escalão de Mancebos; Eva Pires, no escalão de Damas; e, Pedro Mendes, no escalão de Cavaleiros.
– Na prova de Besta Medieval: Ivo Vilaça, tendo ganho por desempate de pontos.

Dada a situação epidemiológica, o evento decorreu à porta fechada e sem público de modo a garantir as condições totais de segurança e de saúde à organização, aos atletas e aos visitantes da Vila de Óbidos.

Cartaz