Diferentes sonoridades embalam Óbidos e Caldas da Rainha

Evento de piano está de volta e festeja os 25 anos

691

O evento de piano mais importante em Portugal está de regresso à charmosa vila de Óbidos e à Região do Oeste, de 22 de julho a 10 de agosto. A edição de 2021, marca o início de uma nova era do evento. A SIPO – Semana Internacional de Piano de Óbidos acolhe, este ano duas vertentes de master classes, Música de Câmara e Piano, e o Festival Internacional de Piano do Oeste, alargando, desta forma, o âmbito do evento. Esta novidade vem acompanhada da celebração das bodas de prata, deste que é já um momento musical emblemático a nível nacional e internacional. Esta edição marca também a estreia, em Portugal, dos pianistas Eugen Indjic e James Giles, dois reputados músicos a nível internacional.

Para celebrar os 25 anos, a SIPO aposta em força na vertente pedagógica através da realização de master classes de Piano e de Música de Câmara, com um excecional elenco de professores pianistas convidados. O Festival Internacional de Piano do Oeste vai contar com um leque de 15 concertos, desde o barroco ao contemporâneo, passando pela música jazz com um recital do Trio Mário Laginha. Os vários concertos do festival vão passar pelo Centro Cultural das Caldas da Rainha, pelo Auditório Municipal de Óbidos, a Igreja Santa Maria de Óbidos, por Alcobaça e por Lisboa (Museu do Oriente).

Master Classes criam ambiente musical único

As master classes constituem um importante momento deste evento, onde é dada formação especializada e de elevado nível a alunos de piano dos quatro cantos do mundo que estão a concluir a sua formação ou no início da sua carreira profissional.

Na edição de 2021, as master classes vão estar divididas em dois grupos: de 23 a 29 de julho Música de Câmara e de 28 de julho a 9 de agosto as master classes de Piano.

Numa perspetiva de evolução, os jovens músicos serão acompanhados pelos professores durante todo o período dos cursos, sendo esta uma oportunidade única para o aperfeiçoamento técnico e musical.

“As master classes são já uma marca deste evento, para além da formação, garantem a quem nos visita a oportunidade de respirar a música que enche as ruas da vila, já que são abertas ao público e, por isso, permitem às pessoas absorverem o espírito deste evento”, refere Manuela Gouveia, diretora artística da SIPO e presidente da ACIM (Associação de Cursos Internacionais de Música).

Este ano, espera-se uma edição memorável capaz de reunir em Óbidos, nas Caldas da Rainha e na Região Oeste, um significativo número de visitantes, que aguardam o regresso dos sons do teclado, após a pausa obrigatória devido à pandemia. “Estamos muito confiantes neste regresso. Celebrar a música, o reencontro e poder devolver a Óbidos e à Região do Oeste o charme e o encanto deste evento. Isto tem, para nós, uma enorme importância. Estamos empenhados em proporcionar um programa memorável e que ultrapassará a fronteira da vila, tornando-se numa das mais importantes iniciativas de âmbito cultural da região do Oeste”, refere Manuela Gouveia.

O festival junta, ainda, a música às artes, com a galeria da Casa da Barbacam, em Óbidos, a receber a exposição “Transformações” – Fotografia e esculturas de bronze de Rainer Gross, escultor alemão reconhecido internacionalmente pelas suas instalações efémeras em edifícios históricos ou na natureza.

Reflexões sobre o estado da nossa sociedade também serão estimuladas através da palestra “Um mundo novo subjugado ao populismo? Cidadania precisa-se”, proferida por Miguel Raposo Magalhães.

Mais informações através do website www.pianobidos.org

Semana Internacional de Piano de Óbidos
Festival Internacional de Piano do Oeste