A vila Óbidos foi palco, no passado dia 29 de Julho, da demonstração de uma cadeira de rodas todo o terreno, que permite a pessoas com mobilidade reduzida passearem por sítios de difícil acesso. Trata-se de um projeto da Accessible Portugal e que vai permitir um passeio muito mais agradável e seguro em localidades que, devido às suas características históricas e patrimoniais, são de difícil acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
A demonstração desta cadeira todo o terreno foi acompanhada pela vereadora Margarida Reis, que defende que “este tipo de projetos são essenciais para tornar os nossos centros históricos visitáveis e acessíveis a todos”. “O Turismo é uma atividade que deve ser usufruída por todas as pessoas e, por isso, é importante continuar a apostar nas acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, mas também pessoas que possam ter outras deficiências”, refere.
Recorde-se que desde 2006, a Accessible Portugal tem vindo a promover o Turismo Acessível para Todos, no nosso País. Na sua recente figura jurídica considerada a mais ajustada aos seus objetivos, a Associação privada sem fins lucrativos é uma entidade ao serviço da Qualificação da Oferta e da Procura turísticas, sem preterir nenhum segmento do mercado em função das suas características específicas, lê-se no site da organização.