“Óbidos a Dançar” leva a dança a toda a população do concelho

Aproveitando a beleza natural dos vários espaços das freguesias

857

O projecto designado de “Óbidos a Dançar” resulta da parceria entre a Associação de Dança de Óbidos e a sua academia Óbidos Dance, contando com o apoio do Município de Óbidos através do seu programa Óbidos +Ativo.

O principal objetivo é levar a dança a todo o concelho, dinamizando e aproveitando a beleza natural dos vários espaços que cada freguesia do concelho de Óbidos coloca ao dispor da população.

O local escolhido para cada uma destas atividades resulta do apoio de cada Junta de Freguesia local e da avaliação conjunta das condições necessárias para a prática segura de dança, seguindo as recomendações e parecer das autoridades de saúde públicas locais e da DGS. As sessões serão dinamizadas preferencialmente ao ar livre.

Promover a prática da dança em todo o concelho é o mote desta dinâmica que agora teve início com este primeiro evento em A-dos-Negros, e que a direção da associação confia ter sucesso na sua continuidade.

“Estamos empenhados em levar a dança a todo o território obidense. O nosso principal objetivo é descentralizar a atividade, permitindo não só demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano, como também permitir à população local o acesso a estas atividades, diversificando a oferta tanto ao nível da faixa etária como dos estilos de dança. Começámos com Danças de Salão e Afro-Latinas, agora juntámos o Hip Hop mas não iremos ficar por aqui…”, refere o professor Daniel Silva, presidente da Associação de Dança de Óbidos e responsável técnico da Academia Óbidos Dance.

Estas sessões de dança têm um programa diversificado, juntando demonstrações de dança por parte dos alunos e aulas abertas ao público em geral.

“Óbidos a Dançar é mais do que aulas abertas, quisemos agregar ao evento a componente social, envolvendo a parceria com IPSS do concelho, permitindo por exemplo a presença de utentes nestes eventos, proporcionando fins de tarde diferentes e com animação”, explica Daniel Silva.

Este primeiro evento em A-dos-Negros surgiu da ideia conjunta com a Associação para o Desenvolvimento Social da Freguesia de A-dos-Negros, pela relação de parceria que resultou do projeto “Vamos Dançar como se ninguém nos visse…”, um programa de terapia através da dança promovido pelo Município de Óbidos, Óbidos Dance e Unidade de Saúde Pública, ACeS Oeste Norte, junto dos ERPIs (Estruturas Residenciais Para Idosos) do concelho de Óbidos.

Segundo a vereadora Margarida Reis, “esta iniciativa fortalece a estratégia do programa Óbidos + Ativo, promovendo a prática de atividade física, associada à música e a socialização, uma prioridade neste momento difícil”

Já estão planeadas as próximas sessões deste projecto “Óbidos a Dançar”, seguindo-se a freguesia da Amoreira, no próximo dia 27 de Agosto, pelas 19 horas.