No âmbito do projeto “Custa Menos Separar”, do Município de Óbidos, os munícipes do concelho podem levantar gratuitamente, na sua junta de freguesia, o seu Ecoponto Doméstico. Uma forma de os agregados familiares poderem, de forma mais fácil, fazer reciclagem.
Ter um Ecoponto Doméstico disponível, agiliza e organiza o processo da separação do lixo na habitação. Depois, é colocá-lo nos Ecopontos já existentes.
Pretende-se, com esta iniciativa, formar uma população consciente e preocupada com o ambiente, melhorando os comportamentos ambientais dos habitantes, promovendo, igualmente, o desenvolvimento cívico em termos ambientais no Município. Ao mesmo tempo:
· Reduzir a quantidade de Resíduos Sólidos Urbanos depositados em aterro;
· Ter um sistema de recolha mais cómodo para o munícipe e mais sustentável;
· Contribuir para a poupança de matérias-primas e energia, facto fundamental para a redução de emissões de dióxido de carbono (CO2).
O projeto “Custa Menos Separar” foi implementado, em Óbidos, no ano de 2007 e consistiu no estudo e implementação de um sistema de recolha seletiva de resíduos sólidos e urbanos mais cómodo para o utilizador e com maior sustentabilidade económica e ambiental.