Rota do calcário liga maravilhas naturais da Freguesia do Olho Marinho

Rede Municipal de Percursos Pedestres tem novo caminho

473

A Rede Municipal de Percursos tem mais um percurso disponível no terreno. O mais recente percurso, PR13 – Rota do Calcário, desenrola-se na freguesia de Olho Marinho, e aí poderá encontrar o típico casario, as magníficas paisagens cársicas do Planalto das Cesaredas, fósseis, caminhos centenários, muros de pedra seca, culminando com a imponente nascente e respectiva envolvente.

Margarida Reis, vereadora com os Pelouros do Desporto e Saúde e Bem-Estar, afirma estar “muito satisfeita, por conseguirmos concluir esta primeira fase, uma das grandes metas do programa Obidos +Ativo”. A autarca entende que “os percursos valorizam o nosso território, divulgam-no e principalmente proporcionam a prática de exercício físico em contacto com a Natureza”, tendo sido “uma mais-valia neste tempo de pandemia”, conclui.

Recorde-se que a Rede Municipal de Percursos Pedestres de Óbidos é um projeto que está a ser desenvolvido pelo programa municipal Óbidos +Ativo, desde 2018, e que prevê a efectivação de 120 quilómetros de vias pedestres multiusos. O seu lançamento realizou-se no Outubro passado e conta com a participação das Juntas de Freguesias como parceiros diretos na elaboração e manutenção de alguns dos percursos. A rede conta já com 9 percursos finalizados, número que aumentará brevemente.

Informações adicionais sobre a Rota do Calcário aqui.