Rota do Aqueduto conclui a 1.ª fase da Rede Municipal de Percursos de Óbidos

Percurso na Freguesia da Usseira

210

A Rede Municipal de Percursos tem mais uma rota disponível no terreno, contando já com 10 percursos finalizados, número que aumentará brevemente.

O mais recente percurso, PR11- Rota do Aqueduto, desenrola-se na freguesia da Usseira, e aí poder-se-á encontrar a mãe de água do Aqueduto da Usseira e acompanhá-lo ao longo da sua extensão mais desconhecida. Será possível contemplar os incontáveis pomares típicos da zona, assim como das vistas mais fabulosas do território, que vão da linha costeira, à vila medieval e a todas as serras que envolvem a zona Oeste.

Este percurso foi implementado em parceria com a Junta de Freguesia, ao abrigo do protocolo estabelecido para a Rede Municipal de Percursos.

Margarida Reis, vereadora com os pelouros do Desporto e Saúde e Bem-Estar, diz estar “muito satisfeita por conseguimos concluir a primeira fase [da Rede Municipal de Percursos pedestres], tal como estava programado”. “Estão implementados 10 percursos, num total de 50 quilómetros, em todas as freguesias do concelho, promovendo a interligação entre locais de interesse turístico e paisagístico”, explica.

Para a autarca, este “projecto que tem sido bastante apreciado em tempos difíceis”, uma vez que “as pessoas procuram, cada vez mais, este tipo de ofertas”. “Uma excelente equipa trabalhou bastante durante a pandemia para que fosse possível concluirmos o que estava estabelecido e, por isso, esperamos que as pessoas respeitem e valorizem todo este património”, conclui.

A autarquia de Óbidos pretende concluir até 2022 a Rede Municipal de Percursos, que visa integrar vias multiusos, incluindo ecovias, percursos pedestres cicláveis, acessíveis e rotas temáticas.

O projecto está integrado no programa Municipal Óbidos + Activo”, no âmbito do Turismo Desportivo e Natureza , com o objectivo de promover a prática de actividade física e prevê a efectivação de 120 quilómetros de vias pedestres multiusos.