Óbidos quer tornar-se num destino turístico inclusivo

Reforço da parceria com o Instituto Politécnico de Leiria

91

O Município de Óbidos reforça a sua parceria com a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, com o objetivo de apostar em processos inovadores e de qualidade, que promovem uma constante interação com a sociedade.

Foi numa visita a Óbidos que a coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), Célia Sousa, verificou que Óbidos tem potencial para se tornar num destino inclusivo.

“Com o objetivo de tornar a Vila como um local Inclusivo e Adaptado para o Turismo acessível, o Município assume-o como uma das suas principais estratégias, que será fortalecida com o CRID”, afirma Margarida Reis, vereadora com o Pelouro da Saúde e Bem-estar e que tem dinamizado vários de projetos para pessoas com deficiência.

Uma das iniciativas acordadas remete-se à elaboração de um flyer digital e em papel (exemplo), para divulgação dos grandes eventos, que se encontra em escrita fácil, com pictogramas e letra aumentada, tendo ainda um código QR que possibilita às pessoas com deficiência auditiva acederem ao vídeo em Língua Gestual Portuguesa e às pessoas com deficiência visual que não sabem ler braille, ouvir a mensagem (exemplo). No formato papel, é possível fazer a leitura em braille.