Óbidos Criativa entrega Cotas de Armas a Orlando Silva

Tempos de Outrora

223

Na sexta-feira, 3 de Setembro, foram entregues, pela empresa Municipal Óbidos Criativa, duas Cotas de Armas ao animador Orlando Silva, com os brasões da Vila de Óbidos. A cota de armas é uma vestimenta medieval usada pelo chefe-de-armas e pelos cavaleiros de uma determinada família ou casa nobiliárquica, com o respectivo escudo heráldico bordado ao peito.

Orlando Silva recebeu uma cota de armas com o brasão de Óbidos e outra com o brasão heráldico dos Silva, curiosamente com a imagem do leão em perfil, que foi, este ano, escolhida para identificar os estabelecimentos de Óbidos associados aos Segredos de Óbidos e à celebração dos Tempos de Outrora.

A partir de agora, duas imagens fortes e identitárias acompanharão Orlando Silva em Óbidos, pelo País e pela Europa, reproduzidas milhares de vezes nas redes sociais, levando assim o nome de Óbidos ainda mais longe. As cotas de armas foram executadas pelo projecto Sartor Consustura, igualmente sediado em Óbidos, que se dedica à pesquisa e recuperação de vestuário de época.

Recorde-se que os Tempos de Outrora é um programa de animação de Verão, lançado pela Óbidos Criativa, em parceria com o projecto “Segredos de Óbidos”, em substituição do Mercado Medieval, que não se pôde realizar devido às limitações da pandemia e que trouxe a Óbidos um conjunto de animadores e iniciativas, que numa escala mais reduzida não deixou de lembrar aos visitantes, moradores e comerciantes, este rico período da história medieval tão presente na imponente e vetusta arquitectura de Óbidos.

Nota bibliográfica:
Orlando Silva fundou na Amoreira a Armis Nostrum, academia de armas históricas europeias dedicada ao estudo prática e divulgação da esgrima histórica e arco histórico. Ao longo dos últimos anos frequentou o circuito europeu de esgrima histórica e foi presença assídua em vários eventos de cariz medieval realizados por todo o País. Este ano fez parte dos Tempos de Outrora, tendo marcado presença ao longo de todo o mês de Agosto na encosta do Castelo de Óbidos, com uma mostra de armas, algumas simulações de combates e a possibilidade de experimentação do arco por parte dos visitantes interessados.