Semana Europeia do Desporto em Óbidos envolve mais de mil participantes

Promovendo a prática de atividade física e desportiva

139

A Semana Europeia do Desporto, que decorreu entre os dias 23 e 30 de Setembro, contou, em Óbidos, com mais de mil participantes distribuídos por 25 atividades.

Com o intuito de promover o desporto e, por inerência, a atividade física, o programa Óbidos +Ativo desenvolveu durante a Semana várias iniciativas desportivas nas escolas do Agrupamento, clubes e associações do concelho, em parceria com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Associação Desportiva de Óbidos, Academia Óbidos Dance, Neuza Saramago Fitness, Associação de Kempo de Óbidos, Guardian Bom Sucesso Golf e Nuno Mota Tennis Academy.

A iniciativa, para além de promover a prática de atividade física e desportiva como golfe, ténis, dance kids, kempo, danças sociais, pilates, zumba, futsal, voleibol, aqua cross trainning, o desporto Sénior junto dos utentes dos centros do Melhor Idade e as modalidades adaptadas de kempo e golfe, “sensibilizou todos os segmentos da população para as numerosas vantagens da prática, independentemente da idade, sexo, contexto social ou nível de aptidão física”, diz Margarida Reis, vereadora responsável pelos pelouros do Desporto, Saúde e Bem-Estar.

“Mantiveram-se, assim, hábitos de vida saudáveis e prática regular de desporto e atividade física durante todo o ano”, afirma a autarca, acrescentando que “a participação do técnico de desporto do Município no “«II Fórum Nacional do Desporto para Todos», no dia 30 de Setembro, contribuiu para a formação contínua e a clara aposta do Município de proporcionar e apoiar o desporto para toda a comunidade”.

O desporto e a atividade física contribuem de maneira significativa para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos europeus. Por isso, importa continuar a promover a participação de forma a contrariar o aumento do tempo passado em comportamentos sedentários que tem vindo a ser verificado nas sociedades ocidentais.

Sabe-se hoje que a redução da atividade física e desportiva, para além do impacto negativo que apresenta sobre várias áreas da nossa sociedade, incluindo a dimensão dos custos económicos, tem um efeito direto sobre a saúde dos cidadãos. Assim, de forma ainda mais relevante, o desporto é uma das expressões culturais e sociais de comportamento humano que mais impacto e relevância apresenta na transmissão de um conjunto de valores fundamentais para a estruturação da nossa vida comunitária e para o desenvolvimento cabal de cada um dos cidadãos, contribuindo para reforçar a inclusão, a tolerância, a cidadania, a superação e a paz.

Galeria de fotos (Facebook)