Óbidos celebra Dia da Alimentação saudável

Com a comunidade escolar e população em geral

696

Tal como nos anos anteriores celebrou-se em Óbidos o Dia da Alimentação Saudável, não só com a comunidade escolar, mas também com a população em geral.

A alimentação saudável é um direito e um dever de qualquer cidadão. Para além de prevenir a doença promove a saúde de cada um.

Cada vez mais nas escolas temos como desafios diários a promoção da educação alimentar das crianças, nomeadamente no que diz respeito ao aumento do consumo de fruta e hortícolas, alimentos que se destacam numa alimentação saudável.

O “déficit” no consumo de fruta e hortícolas é considerado um dos principais fatores determinantes das doenças crónicas, como as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de, pelo menos, 400g de hortofrutícolas para se usufruir dos efeitos protetores destes alimentos. Contudo, em Portugal, uma grande percentagem das crianças não atinge estes valores. Os dados do último Inquérito Alimentar Nacional dizem-nos que cerca de 72% das crianças portuguesas não cumprem esta recomendação.

Para os alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos foi dinamizada uma atividade para todas as turmas de 1º ciclo, onde as crianças aprenderam a preparar sumos de fruta e hortícolas de modo a facilitar o seu. Foi, igualmente, distribuído um livro de histórias e atividades sobre alimentação saudável em parceria com a empresa Gertal.

Para a população em geral, realizou-se um rastreio nutricional no passado dia 17 de Outubro.