Óbidos assinala o Dia Mundial da Diabetes

No ano em que celebra os 100 anos da Insulina

829

O Município de Óbidos, através do programa Óbidos + Ativo, Unidade de Saúde Pública Oeste Norte e Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do Oeste, assinalam o Dia Mundial da Diabetes, que comemora, em 2021, os 100 anos da descoberta da Insulina.

Assim, no dia 8 de Novembro, pelas 18 horas, o exterior da Livraria Santiago será iluminado com luz azul, alusiva à Diabetes.

Já no dia 10 de Novembro, com início às 17h30, realiza-se a “Caminhada Azul com um Amigo Especial”, sendo o ponto de encontro junto à Porta da Vila. O projeto “Um Amigo Especial” é uma parceria entre o Município de Óbidos e a Unidade de Saúde Pública do ACeS Oeste Norte e utiliza as potencialidades do cão, nomeadamente dos animais residentes no canil municipal, na relação com os seres humanos; enquadra-se no Familiarmente – intervenção familiar e em rede, modelo Sistémico.

Neste dia, a organização convida os participantes a trazer o seu cão ou, em alternativa, passear os cães do canil municipal. Tantos os caminheiros, como os “amigos especiais” deverão usar um «símbolo azul» para assinalar a data. O passeio tem passagem junto da Livraria Santiago.

Oficialmente, o Dia Mundial da Diabetes assinala-se a 14 de Novembro. Este ano, com a coincidência da celebração dos cem anos da descoberta da Insulina. Uma proposta da Federação Internacional da Diabetes e Organização Mundial da Saúde.

Os participantes devem trazer máscara para colocação nos momentos, ainda que breves, de eventual aproximação (exemplo tirar fotografia de grupo); desinfetar as mãos; pessoas com sintomas ou com suspeita de terem tido um contacto de risco, não devem participar.

Cartaz