Associação de inovação social lança: Óbidos Changemakers

Projeto da Óbidos Hub

821

A Óbidos Hub tem o compromisso de estimular a participação dos jovens no concelho de Óbidos. A baixa taxa de voluntariado nessa faixa etária é um problema na região. Foi neste sentido que se criou Óbidos Changemakers, um programa que pretende criar grupos de jovens agentes de mudança positiva.

Portugal é um dos países da União Europeia com piores índices de participação voluntária.  Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) a taxa de voluntariado em 2018 foi de apenas 7,8%, tendo cerca de 695 mil pessoas da população residente, com 15 ou mais anos, participado em, pelo menos, uma atividade formal e/ou informal de trabalho voluntário. A maioria das pessoas voluntárias (11,3%) tinham idade compreendidas entre os 15 e os 24 anos.

A Óbidos Hub procurou entender qual era a realidade em Óbidos, através da sua investigação de campo aos Jovens de Óbidos. Verificou-se que a baixa adesão ao voluntariado estava em consonância com os dados indicados no INE.

Constatou igualmente, no Encontro Criativo, junto das organizações do terceiro setor de  Óbidos, que existe um interesse e mesmo uma necessidade de incluir jovens nas suas  iniciativas, com uma participação mais ativa. O envelhecimento dos órgãos sociais é outra  preocupação das associações e sublinha a necessidade de renovação geracional. Essa  renovação geracional atinge também elementos fundamentais para criação de vínculos com a comunidade. Tradições e costumes importantes para identidade cultural perdem aderentes
anualmente.

Foi neste sentido que a equipa da Óbidos Hub, “inquieta socialmente por natureza”, desenvolveu o Óbidos Changemakers. Um programa que procura colmatar esta realidade neste concelho.

Este programa terá início em breve e contará com a participação de um grupo de 24 estudantes, finalistas na Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos. Estes jovens demonstraram interesse em fazer parte deste programa e tornarem-se agentes de mudança
ativa.

O Óbidos Changemakers é um programa direcionado aos jovens do Município de Óbidos. Semanalmente serão trabalhados temas em co-criação como: desenvolvimento de campanhas sociais, angariação de fundos, marketing social, voluntariado e carreira profissional. Neste percurso procuram-se também resolver problemas concretos de associações, motivando novas relações.

O programa também inclui uma fase de formação específica, orientada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, promovendo competências de empatia, liderança, trabalho de equipa, comunicação direcionada a diferentes públicos, entre outras.

Tanto os jovens como as associações envolvidas neste programa são associados da Óbidos Hub, promovendo-se assim relações estáveis de colaboração e potencial emprego.

Se és jovem e procuras uma oportunidade de participação ativa na comunidade contacta a Óbidos Hub, para obter informação sobre o programa Óbidos Changemakers.

Se representa uma associação e procura uma participação mais ativa dos jovens nas suas  iniciativas, envie um email, porque “estão prontos a ajudar”.

Acompanhe as atividades que estão a ser desenvolvidas com os jovens em conjunto com as
associações e empresas do concelho, no FacebookInstagram da Óbidos Hub.

Para mais informações contactar por e-mail: info@obidoshub.org ou telemóvel: 93 875 9514